Cidades
Bomba da Marieta se transforma em obra de arte a céu aberto após reforma e pintura
Praça ganhou novos bancos, novo jardim, piso tátil e iluminação cênica nas árvores

Seja de dia ou à noite a Praça Aloísio Branco, mais conhecida como Bomba da Marieta, no bairro do Poço, está iluminada. E não é só por luzes, mas pelas cores da pintura artística que deixou o lugar com um visual ensolarado. Foi essa a ideia da artista Elisa Gusmão, colorir o espaço com uma arte que remete ao sol e à renovação, e que inspire quem passa por lá.
A pintura foi integrada às intervenções paisagísticas, com o novo jardim, novas plantas, mais grama, bancos em madeira, dando outro aspecto à praça por onde passam diariamente cerca de 300 pessoas, entre embarques e desembarques dos ônibus, segundo levantamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.
A praça ganhou ainda piso tátil, novas rampas de acessibilidade e iluminação cênica nas árvores. A lanchonete instalada no local também foi pintada, recebeu nova placa e um jardim vertical, que será cuidado pela dona do comércio, Rosimeire Alves, uma das mais animadas com as mudanças.

O local foi escolhido para receber a intervenção porque é um dos marcos da história de Maceió. Ele conta o início da expansão urbana da capital em direção à região norte, porque foi lá onde as primeiras bombas de gasolina e diesel com tanques enterrados foram instaladas na cidade, quando Maceió crescia em direção a Mangabeiras e Cruz das Almas.
A narrativa foi inclusive gravada em um painel instalado na praça para a leitura dos frequentadores.
A obra foi uma parceria com a Casa das Tintas e Miracor, que doou todas as tintas usadas na pintura artística e as placas informativas.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas