Cidades

Prefeitura faz parceria com Praia Limpa e retira mais de 80 kg de lixo de Cruz das Almas

Ação conjunta entre o Município de Maceió com o Coletivo Praia Limpa levou equipes de limpeza para a Praia de Cruz das Almas

Por Alexandre Vieira / Ascom Sudes 25/04/2022 18h42
Prefeitura faz parceria com Praia Limpa e retira mais de 80 kg de lixo de Cruz das Almas
Cerca de 100 voluntários participaram da ação - Foto: Ascom Sudes

Da manhã do último domingo (24) até esta segunda-feira (25), uma ação conjunta do Coletivo Praia Limpa e da Prefeitura de Maceió, em alusão ao Dia da Terra, comemorado no última dia 22 de abril, retirou mais de 80 quilos de resíduos da Praia de Cruz das Almas. A atividade teve a participação de 70 voluntários e dos jovens aprendizes da Naturalle.

Na faixa de areia, no mar e nas redondezas da orla, os colaboradores encontraram bitucas de cigarro, tampas e garrafas PET e hastes de cotonete. Além disso, ainda foram encontradas diversas embalagens plásticas e garrafas de cerveja de vidro, perigosas para catadores e transeuntes quando descartadas de forma irregular. Ao todo, mais de 4 mil metros quadrados foram vasculhados pelos participantes.

Antes do início da ação, voluntários e servidores da superintendência fabricaram sua própria ecobag, que os auxiliou no recolhimento do lixo, evitando que fossem utilizadas mais sacolas plásticas do que o necessário.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirmou que é lamentável retirar toda essa quantidade de lixo em uma praia.

“Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que não respeitam e preservam a natureza. Encontramos muito material reciclável, que podia ter um destino diferente e sustentável. Além disso, muitas bitucas de cigarro podem ser ingeridas por animais marinhos e causar algum mal para eles”, disse.

Voluntária, Juliana Silva disse o quanto foi gratificante participar de ações como essa. “Fico muito feliz em ajudar na preservação da natureza. Se todos fizessem a sua parte, seria mais legal e o meio ambiente agradeceria”, revelou.

“Vamos realizar diversas ações como essa, atendendo outras praias e locais que necessitam dessa mão de obra. Nossa intenção é buscar e educar as pessoas de forma sustentável, unindo todos na luta pela preservação do meio ambiente”, completou a diretora.

Os materiais inservíveis recolhidos e as bitucas de cigarro serão destinadas para o aterro sanitário. Já os recicláveis encontrados foram separados e levados para cooperativas de reciclagem, que darão o destino correto para eles.