Cidades

Acusado de matar suspeito de integrar facção rival é condenado a 13 anos de prisão

Pena deve ser cumprida em regime inicialmente fechado; julgamento foi conduzido pelo juiz Filipe Ferreira Munguba, no Fórum da Capital

Por João Teixeira com Dicom TJ/AL 20/04/2022 18h13
Acusado de matar suspeito de integrar facção rival é condenado a 13 anos de prisão
Fórum da Capital, no Barro Duro - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

O Tribunal do Júri da 7ª Vara Criminal da Capital condenou o réu Jerônimo Soares Gomes a 13 anos, 9 meses e 1 dia de reclusão por matar Ricardo Lucas Santos da Silva. O júri foi conduzido pelo juiz Filipe Ferreira Munguba, nesta quarta-feira (20), no Fórum da Capital.

O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público. O réu teve a prisão preventiva mantida e não poderá recorrer em liberdade.

Na decisão, o magistrado Filipe Munguba avaliou as circunstâncias da conduta do réu ao cometer o delito. “Destaca-se que a vítima foi assassinada na frente de sua esposa, próximo à sua residência, em plena via pública e em horário com bastante circulação de pessoas, já que o crime aconteceu por volta de 13h, razão pela qual a circunstância deve ser valorada como grave”.

O caso


De acordo com a denúncia, o crime ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2019, no bairro do Jacintinho. Jerônimo foi até a casa da mãe de Ricardo tentando localizá-lo, vindo a encontrar a vítima posteriormente em um beco próximo à residência.

Logo depois, quando a Ricardo sentou-se na calçada, o denunciado sacou a arma de fogo e eles entraram em luta corporal. O réu então efetuou disparos contra a vítima, que veio a óbito no local. O acusado ainda apontou a arma para a companheira da vítima, acionando o gatilho, mas a arma não disparou.

A motivação do crime seria o fato de ter chegado ao conhecimento do denunciado que circulava, por meio do aplicativo WhatsApp, a fotografia da vítima como integrante de uma facção criminosa rival da facção a que pertencia o réu.