Cidades

Sindipetro AL-SE beneficia 200 famílias do bairro Benedito Bentes no Dia Nacional do Gás a preço sem PPI

Por Assessoria 15/04/2022 09h02 - Atualizado em 15/04/2022 09h08
Sindipetro AL-SE beneficia 200 famílias do bairro Benedito Bentes no Dia Nacional do Gás a preço sem PPI
Sindipetro Al-SE beneficia 200 famílias do bairro Benedito Bentes no Dia Nacional do Gás a preço sem PPI - Foto: Assessoria

A Federação Nacional dos Petroleiros e seus sindicatos filiados, entre eles o Sindipetro AL-SE, juntamente com o Observatório Social da Petrobrás (OSP), realizaram o “Dia Nacional do Gás a Preço Sem PPI”. A iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), na Praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes, quando foi disponibilizado para a população 200 unidades de botijão de gás a preço de R$ 73,00. A ação também foi realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

O objetivo das entidades foi promover uma ação solidária para beneficiar os moradores carentes da região. O fato serviu ainda para alertar a sociedade sobre a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que encarece o valor final do gás e dos combustíveis no Brasil. O PPI é modelo adotado pelo governo que alinha o valor da produção dos derivados de petróleo ao preço do barril no mercado internacional, a variaçãlo do dólar e aos custos de importação.

Segundo o Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais), o valor de R$ 73,00 no botijão de gás foi calculado com base no custo real da Petrobrás, sem está embutido o PPI. Esse preço, acrescenta o Ibeps, já mantém o lucro da Petrobrás, distribuidores e revendedores.

“Por isso defendemos o fim do PPI, afinal de contas os custos de produção da Petrobrás possibilitam aliviar o bolso do brasileiro, praticando preços mais justo na gasolina e no gás de cozinha”, defende o dirigente do Sindipetro AL-SE, Eduardo Amaro. Para justificar a redução dos atuais valores dos derivados, o dirigente aponta as grandes descobertas do pré-sal e a capacidade de refino que permitem ao Brasil ser autossuficiente na produção de petróleo a baixo custo.