Cidades

Prefeitura apresenta projeto Renasce Salgadinho para Conselho de Engenharia e Arquitetura

Engenheiros e conselheiros do CREA participaram do debate técnico

Por Ascom UGP / Ascom Seminfra 14/04/2022 17h50
Prefeitura apresenta projeto Renasce Salgadinho para Conselho de Engenharia e Arquitetura
Corpo técnico da UGP e o secretário de Infraestrutura participaram do evento - Foto: Ascom CREA/AL

Integrantes da Prefeitura de Maceió apresentaram, na tarde da terça-feira (12), o projeto Renasce Salgadinho durante um debate técnico promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA), na sede da instituição.

Na oportunidade, o coordenador do Programa Maceió Tem Pressa, responsável pelo projeto, Marcelo Maia, falou sobre as características do projeto e o que já vem sendo desenvolvido em benefício dos maceioenses. “Essa apresentação e o debate técnico foram fundamentais para que pudéssemos ouvir outros especialistas, pois o nosso principal objetivo, é juntos, buscar o melhor para nossa cidade”, disse.

Também participou da discussão o secretário de Infraestrutura, Fabrício Galvão. “Apresentamos o projeto do Renasce Salgadinho para conselheiros do CREA e engenheiros que se interessaram. Foi um momento de perguntas e respostas, então o pessoal perguntou, tirou dúvidas. Essa parceria torna-se importante para que, eventualmente, possam surgir ideias e contribuições para aprimoramento dos projetos a serem implantados em Maceió”, destacou.

Além de entender como funciona o projeto, também foram discutidos assuntos como a operacionalização do sistema pós-obra, o combate às ligações clandestinas, a universalização do saneamento básico na cidade e as ações que já estão sendo desenvolvidas pela gestão municipal. “O projeto Renasce Salgadinho é um conjunto de obras e discutir esses pontos é crucial. Deixo também o registro de que a requalificação ambiental depende também do processo educacional que desde o início vem sendo desenvolvido, por meio da nossa gerência ambiental. Agradeço a oportunidade, o espaço e destaco que estamos à disposição”, reforçou o coordenador do Programa, Marcelo Maia.

O encontro também contou com o apoio da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Alagoas (Aesal), do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), da Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel), da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Renasce Salgadinho


O Projeto Renasce Salgadinho está orçado em R$ 76,4 milhões e os recursos são fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF). Além de garantir uma requalificação ambiental, o projeto conta ainda com mais de 20 intervenções, beneficiando, assim, mais de 300 mil maceioenses.