Cidades
Trabalhadores do Hospital Veredas protestam por salários e férias em atraso
Profissionais afirmam que mobilizações seguem até a empresa se manifestar
Os profissionais do Hospital Veredas em Maceió estão desde cedo mobilizados na porta da unidade, na Avenida Fernandes Lima, no Bairro do Farol, com faixas e cartazes reivindicando os salários em atraso. Segundo os manifestantes, há dois meses a unidade de saúde está sem fazer os repasses, além da ausência nos repasses de férias e outros benefícios.
De acordo com informações do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal). O protesto é para cobrar os salários dos meses de fevereiro e março, além dos pagamentos das férias.
Ainda segundo o Sateal, foi solicitado juntamente com os demais sindicatos uma reunião com a direção do Hospital Veredas. O encontro foi marcado a próxima quinta-feira (14). O caso será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPE).
Os atrasos têm como resultado em diversos problemas. “Tem colegas passando fome e as contas atrasadas. Os trabalhadores não descartam uma paralisação. Na reunião pretendemos discutir a regularização dos pagamentos, dos benefícios, a situação das perseguições, e o pagamento do 13º salário”, resume Mário Jorge, presidente do Sateal.
Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores estão sendo pressionados por parte das chefias. Há ainda um sentimento de revolta pela falta de comunicação por parte da direção do hospital, que não dá qualquer explicação aos profissionais.
As mobilizações seguem até a empresa se manifestar.
Em nota oficial a direção do Hospital Veredas disse que seguem em pleno funcionamento e afirma cumprir com suas obrigações perante aos colaboradores. Veja abaixo a integra da nota.
''Nosso atendimento segue como sempre: acolhendo, cuidando e curando.
Somos 1.400 profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar de centenas de pessoas que nos procuram em busca de cura para seus males.
O Hospital Veredas continua cumprindo todas as suas obrigações, perante seus colaboradores, seguindo rigorosamente a programação financeira estabelecida.
Há vários anos a instituição paga por faixa, do menor salário para o maior, sem que haja qualquer alteração neste modelo, uma vez que precisa fazer frente à inadimplência a que está submetida por quem financia a saúde pública.
Desde que a atual gestão assumiu a direção do Hospital Veredas foram pagos mais de R$ 115 milhões em salários e encargos nos anos de 2019, 2020 e 2021.
Este ano (2022) a conta já chega a R$ 10 milhões de reais pagos aos funcionários, referentes os primeiros meses do ano, da mesma forma, à titulo de salários e encargos.
Assim, durante este período não houve nenhuma alteração na relação com os nossos colaboradores que compreendem, com absoluta clareza, a missão maior de acolher, cuidar e curar as centenas de milhares de pessoas que nos procuram em busca de saúde e bem-estar''. Dr Marcos Pedroza, Chefe de Gabinete da Direção Executiva.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas