Cidades

Maceió inicia Campanha de Vacinação Antirrábica nos bairros da parte baixa

Para atingir a meta de vacinar 115 mil cães e gatos de toda a cidade, haverá vacinação volante nas áreas rurais de 4 a 8 de abril e nos bairros da parte alta no próximo sábado (9)

Por Ascom SMS 02/04/2022 17h25
Maceió inicia Campanha de Vacinação Antirrábica nos bairros da parte baixa
Vacinação antirrábica pretende imunizar 115 mil cães e gatos em Maceió - Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Os maceioenses de bairros da parte baixa de Maceió que têm cães e gatos aproveitaram o sábado (2) para vaciná-los contra a raiva. A Campanha de Vacinação Antirrábica foi aberta na parte da cidade que inclui os 1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários e durante a próxima semana, os vacinadores estarão nas áreas rurais da capital alagoana para que todo os animaizinhos de estimação sejam imunizados. No próximo sábado (9), a campanha irá aos bairros da parte alta, que compõem o 5º, 6º e 7º Distritos.

A campanha é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e pretende vacinar 115 mil caninos e felinos em 134 pontos fixos espalhados por toda a cidade e de 4 a 8 de abril, por meio da vacinação volante nas áreas rurais e de difícil acesso.

Na manhã deste sábado, o diretor de Vigilância em Saúde de Maceió, Edlúcio Donato, visitou pontos de vacinação antirrábica com o coordenador da UVZ, Marcos Vasconcellos. Eles cumprimentaram equipes de vacinadores e cuidadores de animais que levaram os animais para vacinar e falaram sobre a campanha.

“O prefeito JHC deu toda a estrutura necessária para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica organizada pela UVZ para que nós possamos vacinar todos os cães e gatos da cidade. Hoje são 65 pontos distribuídos em toda a parte baixa da cidade. De segunda (4) a sexta-feira (8), estaremos visitando toda a parte rural da cidade, que são os pontos de mais difícil acesso, para comodidade dos moradores dessas áreas. E no próximo sábado, dia 9, estaremos em 69 pontos da parte alta para que toda a população possa vacinar seu cão e seu gato”, informa Edlúcio Donato.

Flávia Miguel levou o Bidu para se vacinar no II Centro de Saúde, no Poço, e destacou a importância das campanhas de imunização dos animais para a saúde pública.

“É muito importante vacinar. A gente ama nosso bichinho de estimação e tem que protegê-los da raiva e contra todas as doenças. A gente sempre anda com a carteira de vacinação dele e atualiza quando tem campanha. É fundamental cuidar, vacinar, prevenir contra pulgas e carrapatos, enfim, estamos sempre cuidando dele, tanto contra a raiva quanto contra outras doenças”, comentou.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos, reforça que a campanha é organizada para que a cobertura vacinal inclua todos os animais aptos a se vacinar.

“Nossa campanha pretende imunizar todos os animais da cidade. Hoje estamos na parte baixa, e a partir de segunda-feira (4), estaremos na área rural, começando pelo alto de Ipioca e seguindo até a Cachoeira do Meirim. Nenhum animal canino ou felino que esteja apto vai deixar de se vacinar. Essa é uma preocupação e um cuidado da Prefeitura de Maceió”, afirma.

Recomendações


Não é necessário levar documentos para vacinar os cães e gatos. Basta comparecer a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte. Ao chegar no local, a orientação é que o tutor contenha o animal para ser vacinado.

Nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, a restrição é válida para os casos de animais com prenhez avançada, debilitados, com problemas de pele severa ou clinicamente comprometidos, além de filhotes com menos de 4 meses.

Sobre a doença


A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Áreas rurais


O coordenador explica que a logística da vacinação nas áreas rurais é feita por meio de equipes volantes que já atuam nesses locais em ações de prevenção e controle de zoonoses.

“A mobilização na área rural é feita por unidades volantes, por meio de equipes que já trabalham nessas áreas durante todo o ano, já têm conhecimento e o mapeamento de toda a região. São equipes que já trabalham no programa de leishmaniose, já conhecem todos os locais e são designadas também para dar suporte a essa vacinação”, diz Marcos Vasconcellos.

Pinheiro e região


Sobre os bairros afetados pelo afundamento de solo, o coordenador explicou que a população animal desses bairros está sendo atendida pela Braskem, com suporte da UVZ. “Este ano, já foram vacinados mais de mil animais nessa região”, informa o coordenador. Para mais informações, moradores desses bairros que não foram atendidos ou tiverem dúvidas sobre como proceder para vacinar seus animais devem entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo WhatsApp 98882-8240 ou pelo telefone fixo 3312-5485. O atendimento telefônico é feito de segunda a sexta das 8h às 16h e no fim de se semana das 8h às 14h.