Cidades

Prefeitura de Maceió revitaliza ponto de lixo no Prado

No local eram descartadas 60 toneladas de resíduos de forma irregular

Por Ascom Sudes 02/04/2022 12h22
Prefeitura de Maceió revitaliza ponto de lixo no Prado
Prefeitura de Maceió revitaliza ponto de lixo no bairro do Prado - Foto: Ascom Sudes

Atendendo a pedidos da população, as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizaram a limpeza e revitalização de um ponto de lixo situado na Rua Franco Jatobá, no bairro Prado. A ação aconteceu nesta na sexta-feira (1) e contou com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle.

O espaço, que gerava cerca 60 toneladas de resíduos por semana, causando transtorno para a população. Por conta da sujeira, a comunidade era afetada pelo mau cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo.

"Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura limpou e está fazendo essa decoração", disse Fábia Muniz que mora na região há nove anos.

Ela ressaltou a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. "Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada", alertou.

A pedido dos moradores, a superintendência realizou a revitalização do espaço. André Santos se surpreendeu com a rapidez do atendimento.

Rua Franco Jatobá, antes da intervenção (Foto: Ascom Sudes)


"Eu mandei uma mensagem ontem, informando sobre a situação aqui na rua. Como eu vejo, em outros bairros da cidade, que a Prefeitura está fazendo essa limpeza e colocando essas plantinhas, eu queria isso aqui na minha rua também. Fiquei surpreso pois já no dia seguinte o pessoal está aqui. Tenho que parabenizar o trabalho que está sendo feito", destacou.

Após a retirada dos resíduos foi feito o plantio de 40 mudas de plantas ornamentais. Para fazer a decoração foram utilizados 20 pneus reciclados e duas bombonas. Além disso, os colaboradores fizeram uma pintura artística no muro onde era descartado todo o lixo.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, destaca o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Prado.

"Mais um ponto de lixo foi eliminado e pudemos devolver esse espaço à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos", afirmou.

Para que a área se mantenha preservada, as equipes de educação ambiental do órgão percorreram o bairro orientando moradores, comerciantes e transeuntes sobre boas práticas e a importância de não praticar o descarte irregular na área.