Cidades
Núcleo de Línguas Estrangeiras garante oportunidades de emprego para alunos
Aulas são totalmente gratuitas para toda a comunidade maceioense e alunos da rede municipal de ensino
Há 22 anos o Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Maceió (Semed) tem proporcionado mudanças de vidas para várias pessoas que passaram pelos cursos. São aulas de inglês, francês e espanhol totalmente gratuitas ministradas na Escola Henrique Equelman, no Jacintinho, para toda a comunidade e estudantes da rede municipal de ensino da capital, que tenham o desejo de aprender um novo idioma.
Camila Nascimento, de 28 anos, é ex-aluna do Núcleo de Línguas e hoje é empreendedora do ramo de construção. Foram três anos de curso até a conclusão em 2018. A jovem empreendedora, que pretende viajar para Orlando, nos Estados Unidos da América, conta que estudar inglês foi uma realização antiga movida por uma paixão de infância.
“Desde pequena sempre gostei de músicas internacionais, cantoras e atrizes. Até o estilo de roupa. Sem falar que a pronúncia da língua inglesa me fascina. Então, quando eu ouvia as músicas ficava encantada e queria entender”, disse.
A ex-aluna destaca ainda que aprender inglês no Núcleo foi crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal dela.
“Tem sido muito importante porque o aprendizado na língua inglesa me ajuda quando estou à procura de inovações na internet e há palavras que antes eu não entendia. Assim como compreender melhor quando ouço música, assisto séries ou filmes. E vai me ajudar ainda mais quando eu viajar para fora do Brasil”, completou Camila.
Camila também falou sobre o processo de aprendizado no Núcleo. “Eu aprendi tudo muito rápido, porque a professora explicava muito bem. Foi super tranquilo até porque eu me dedico naquilo que faço. Então, não tive porque todas as dúvidas que eu tinha eu tirava na hora”, disse.
Barman há 30 anos no Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde, Cosme Firmino, de 55 anos, se formou em inglês no Núcleo de Línguas no ano passado. Ele já é fluente em espanhol e conta que o desejo de crescer profissionalmente foi o que o levou a aprender mais uma língua estrangeira.
“Tem me ajudado muito, principalmente porque eu lido bastante com clientes, pessoas de fora do Brasil. Então, o inglês tem sido importante na conversação com esses hospedes”, revelou o barman, que ficou sabendo do Núcleo de Línguas da Prefeitura de Maceió através do hotel que trabalha.
O coordenador e professor do Núcleo de Línguas estrangeiras, Jeferson Simons, destaca que o curso também agrega valor profissional ao aluno. “Ao concluir o curso de línguas, o estudante ganha um diploma que será acrescentado ao currículo, fora a experiência de praticar a língua estrangeira. E o mais importante, tudo isso 100% gratuito”, salientou.
Jeferson falou também da dinamicidade dos conteúdos ofertados nas aulas. “Nós também saímos das salas de aula. Visitamos cidades vizinhas, vamos a supermercados com listas em inglês, para que procurem produtos correspondentes à lista. Vamos para Museu também. É um curso muito dinâmico”, disse.
Este ano o Núcleo de Língua Estrangeira atingiu um dado inédito. Mais de 80% dos matriculados no curso são alunos da rede municipal de ensino. No entanto, as aulas são para toda a comunidade. “Nós temos aposentados, adultos, pessoas maduras que sempre tiveram a vontade de estudar uma língua estrangeira, mas nunca tiveram condições financeiras por causa do alto custo que um curso de línguas tem, além dos livros que são caros”, concluiu o coordenador e professor.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas