Cidades

7ª Festival Afro Criativo discute moda afro-brasileira em Alagoas

Evento trará palestras, painel com afroempreendedoras da moda local, workshop de moda, desfile e a presença de Hélder Dias

Por Assessoria 25/03/2022 16h40
7ª Festival Afro Criativo discute moda afro-brasileira em Alagoas
7ª edição do ‘Festival Afrocriativo: moda afro-brasileira’ - Foto: Divulgação

Para mostrar a força da moda afro-brasileira, que vem ganhando espaço e se tornando cada vez mais um símbolo de resistência e de autoafirmação para a população negra contra o racismo e a discriminação, a Rede Cenafro promove a 7ª edição do ‘Festival Afrocriativo: moda afro-brasileira’, nos dias 25 e 26 de março, na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió. O evento é uma das iniciativas contempladas pelo edital de patrocínio de eventos culturais criativos lançado pelo Sebrae no ano passado.

A programação conta com palestras, painel com afroempreendedoras da moda local, workshop de moda, desfile da Escola de Moda Mariá Marcelino e a presença de Hélder Dias, que desde 2000 conduz a formação de modelos e a primeira agência de modelos especializada em pessoas negras do país a HDA Agency.

De acordo com Jonathan Silva, Co-fundador da Rede Cenafro em Alagoas, o Festival Afrocriativo irá apresentar um panorama afrofuturista para o mercado da cultura local, pois este se conecta e dialoga com as produções a nível nacional e coloca Alagoas no mapa da Economia Criativa, porém em uma perspectiva afrocentrada.

“Uma das nossas propostas é mostrar as várias vertentes de uma economia criativa preta e, em 2022, iremos discutir a moda afrocentrada, a moda afro-brasileira. Iremos trazer o Hélder Dias que tem a HDA, que participam com modelos em grandes eventos de moda do Brasil e do mundo. Teremos o privilégio de conversar e aprender com ele. Essa é a economia preta que valorizo e fortaleço por meio da Rede Cenafro”, afirma Jonathan Silva.

A 7ª edição do ‘Festival Afrocriativo: moda afro-brasileira’ é promovida pela Rede Cenafro com o patrocínio do Sebrae Alagoas e parceria com o Governo de Alagoas, Mariá Marcelino escola de moda, Formmer Afro, Divinas Pretas, Coloral e Duafe Acessórios. O evento também conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc e do Ministério do Turismo.

Sobre a Rede Cenafro


A Rede Cenafro atua desde 2016, com pioneirismo em Alagoas nas questões referentes ao afroempreendedorismo criativo cujo objetivo é ser um Hub de Criatividade Preta com missão de estimular empreendedores pretos a desenvolverem seu potencial inventivo e de geração de impacto social.

A rede funciona como uma vitrine de afronegócios pretos que levam em consideração todo o legado da cultura diaspórica, além de desenvolver uma visão afrofuturista, na qual enxerga a construção de futuros possíveis a partir de uma perspectiva afrocentrada.

Confira a programação completa

Dia 25 de março de 2022

Manhã

09h - Abertura com Jonathan Silva - Co-fundador da Rede Cenafro

09h20 - Palestra de abertura com Helder Dias - HDA Agency

10h - Intervalo

10h15 - Painel: Afroempreendedoras da moda em Alagoas

11h - Palestra com Fernanda Mars - Consultora de Moda

12h - Finalização

Tarde

14h- Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

16h - Intervalo

16h30- Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

18h – Finalização

Dia 26 de março de 2022

Manhã

09h - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

10h30 - Intervalo

11h - Workshop de Moda com Helder Dias - HDA Agency

11h30 - Finalização