Cidades

Prefeitura cobra concessionária sobre cumprimento de prazos em obras de saneamento na parte alta

Empresa poderá ter as operações suspensas em Maceió caso não corrija os problemas apresentados

Por Deborah Freire com Secom Maceió 23/03/2022 17h54 - Atualizado em 23/03/2022 17h57
Prefeitura cobra concessionária sobre cumprimento de prazos em obras de saneamento na parte alta
Reunião tratou de obras de saneamento e pavimentação - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió convocou a direção da concessionária Sanama, responsável por obras de saneamento na parte alta de Maceió, para uma reunião nesta quarta-feira (23) para cobrar mais qualidade nos serviços executados pela empresa.

De acordo com o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, o Município tem recebido reclamações da população por conta de obras mal feitas ou não concluídas pela Sanama, que têm gerado transtornos nas vias da Capital e que já deveriam ter sido corrigidas.

Em outro encontro da empresa com representantes da Prefeitura, em janeiro deste ano, onde estiveram presentes também as concessionárias Sanema e BRK, a Sanama havia se comprometido em realizar um planejamento para resolver todos os problemas identificados até o final de fevereiro, o que não ocorreu.

À época, o engenheiro civil da Prefeitura, Sérgio Carnaúba, comunicou às empresas que o prazo para a solução das falhas nas obras de saneamento era antes do período chuvoso, mas a Sanama descumpriu o acordado.

Com os atrasos recorrentes, a Prefeitura fez a última convocação à empresa para que ela se ajuste às demandas do Município ou poderá ter a operação suspensa.

“Apontamos que os serviços que a Sanama tem feito estão sendo de má qualidade. Eles quebram e não reparam, ou quando reparam, o serviço fica ruim, prejudicando a população e a cidade. Por isso chamamos aqui e entramos em um entendimento com o novo presidente e me parece que essa nova diretoria tem o compromisso de fazer o que tem que ser feito. Nós não vamos abrir mão de fiscalizar e eles têm um prazo para cumprir”, alertou Claydson Moura.

Pavimentação no bairro Cidade Universitária


Outra situação discutida na reunião foi o serviço de pavimentação de vias no conjunto Gama Lins, Lucila Toledo e outros no bairro Cidade Universitária. A Prefeitura solicitou ajustes para a construtora que realiza a obra para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores nos períodos de chuva.

“Pedimos que a empresa avance o mais rápido possível, faça algum paliativo e redobre o cuidado no período de chuva, além de comunicar melhor à população o que está sendo feito. São muitos anos de lama, poeira e esgoto, mas agora estamos fazendo ali a drenagem, saneamento e pavimentação, que vai resolver o problema para a vida toda”, afirmou Moura.