Cidades

“Pescadores do Mel” ganha espaço dedicado à sua história na Estação Ambiental Cinturão Verde

A iniciativa já beneficiou mais de 1.600 pessoas e oferece capacitações para fomentar a produção de mel em Alagoas

Por Assessoria 19/03/2022 11h39 - Atualizado em 19/03/2022 15h43
“Pescadores do Mel” ganha espaço dedicado à sua história na Estação Ambiental Cinturão Verde
A Casa das Abelhas foi construída em formato de favo de mel para deixar o ambiente mais lúdico e atrair o público - Foto: Assessoria

O Projeto Pescadores do Mel, que apoia centenas de famílias em seis municípios alagoanos, ganhou um espaço novo, na Estação Ambiental Cinturão Verde. A Casa das Abelhas foi inaugurada essa semana com a participação de representantes das comunidades do entorno, do Sebrae Alagoas, da Associação dos Moradores do Pontal da Barra (Amapo), Associação dos Moradores do Alto da Saudade e dos projetos Lagoa Viva e Instituto Manda Ver, que também são apoiados pela Braskem.

“Esse momento representa a retomada presencial do nosso relacionamento com a sociedade e a comunidade. A Casa das Abelhas é um embrião que vai servir como base para vários outros projetos focados no conceito de sustentabilidade e inovação”, diz Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem em Maceió.

A Casa das Abelhas foi construída em formato de favo de mel para deixar o ambiente mais lúdico e atrair estudantes, comunidades, pesquisadores e o público em geral. No local, os visitantes vão poder saber mais sobre a anatomia das abelhas, como elas se organizam e vivem nas colmeias. Também vão conhecer sobre as principais espécies encontradas em Alagoas e todos os produtos obtidos a partir deste cultivo, a exemplo da própolis vermelha, geleia real, cera e até uma toxina que é comercializada para a indústria farmacêutica.

“A entrega da Casa das Abelhas é mais um passo na transformação, cada vez mais profunda, da Estação Ambiental Cinturão Verde num espaço de educação, pesquisa, treinamento e capacitação, nas questões de sustentabilidade. Um centro de referência em tecnologia ambiental, energias renováveis, reciclagem, produção alimentar e uso correto e adequado do plástico em harmonia com o meio ambiente”, afirma Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

A história dos pescadores do mel, que já beneficiou mais de 1.600 pessoas em Maceió, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Roteiro e Marechal Deodoro, também é destaque na Casa das Abelhas. O projeto é uma parceria entre a Braskem e a União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis) que oferece capacitações técnicas e o ensino do ofício da produção do mel e da própolis. Com isso, os pescadores que tinham as suas rendas comprometidas durante o período em que a pesca é proibida, conseguem desenvolver outras atividades para garantir o sustento das suas famílias.

35 Anos do Cinturão Verde


Criado em 1987, o Cinturão Verde abriga mais de 400 diferentes espécies de animais, dentre elas, o Macaco Prego e o Jacaré de Papo Amarelo que vivem em um ambiente diverso e sustentável. Além dos animais, o local também conta com um orquidário, um bromeliário e mais de 300 mil plantas de diferentes espécies.

Projeto fica localizado no Pontal da Barra, em Maceió, no Cinturão Verde (Foto: Assessoria)



A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 16h, para grupos de até 50 pessoas, e para agendar basta acessar o site da Braskem, clicar em ‘Contato’ no lado direito da tela, em seguida ‘Agendar visitação’. O passaporte vacinal será exigido no dia da visita.