Cidades

Cultura convoca artistas e grupos com atuação em bairros afundados para cadastramento

Intenção é compartilhar dados com o GGI dos Bairros para nortear futuras ações em benefício destas pessoas

Por Thiago Gomes com Secom Maceió 18/03/2022 17h52
Cultura convoca artistas e grupos com atuação em bairros afundados para cadastramento
FMAC publicou a portaria com o chamamento para que o cadastro seja efetivado - Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) está promovendo uma chamada pública para cadastramento de artistas e grupos culturais que atuavam nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados pela mineração. A prefeitura quer saber quais destes atuavam nos bairros afundados e que tiveram suas atividades encerradas ou remanejadas para outras regiões da cidade.

A medida atende a um pedido do Gabinete de Gestão Integrada para Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento do Solo em Bairros de Maceió para estes grupos e artistas sejam mapeados.

Diante disso, a FMAC publicou, na edição desta sexta-feira (18), do Diário Oficial do Município, a portaria com o chamamento para que o cadastro seja efetivado. Os dados, quando compilados, serão entregues para o GGI dos Bairros e nortearão o município para futuras ações que possam reparar os danos à cultura destas localidades causados pela tragédia ambiental.

O cadastramento será feito de maneira virtual, por meio de formulário eletrônico no link a ser encontrado no site da Fundação, ou de forma presencial, na sede órgão, localizada na Rua Melo Morais, 59, no centro de Maceió. Os artistas e grupos devem preencher a ficha e enviá-la eletronicamente ou apresentá-la na FMAC.

Uma documentação adicional está sendo solicitada visando à comprovação das atividades culturais exercidas ao longo do tempo, por meio de fotos, reportagens ou outros recursos.

A diretora-presidente da FMAC, Mirian Monte, explica que o município vai acolher estes grupos e artistas, trabalhando para que eles se mantenham ativos.

“Vamos mapear e apresentar ao GGI dos Bairros todas as informações que dispomos, inclusive as que foram coletadas em oportunidades semelhantes, para que estas pessoas, embora desarticuladas, possam ser reparados pelos danos causados aos longo destes anos”, frisou.