Cidades

Tentativa de golpe de grupo comandado por vice-presidente da Fecomércio-AL traz intervenção da CNC Sesc Senac no sistema em AL

Denúncia de membro aponta que houve tentativa de golpe contra Gilton Lima, presidente da federação

Por Tribuna Hoje 17/03/2022 18h21 - Atualizado em 17/03/2022 18h46
Tentativa de golpe de grupo comandado por vice-presidente da Fecomércio-AL traz intervenção da CNC Sesc Senac no sistema em AL
A Fecomércio/AL, por sua vez, segue sem os repasses e vínculo com o Sistema Federativo das casas Sesc e Senac, para mais um pleito eleitoral - Foto: Reprodução

Os escândalos e desmandos envolvendo a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio/AL) ganharam um novo capítulo. Desta vez, houve uma tentativa de golpe contra o atual presidente da entidade, Gilton Lima, que segundo um membro da entidade que não quis se identificar teria partido do seu primeiro vice, Valdomiro Feitosa, juntamente com três diretores. ''Eles tentaram, por meio de convocações ilegítimas, alterar o pleito eleitoral, convocando reuniões à margem da legislação interna da Federação, ou seja, indo contra o estatuto da Fecomércio/AL''.

A motivação para as tentativas de golpe, de acordo com a denúncia feita, seria o fato de Valdomiro Feitosa não ser mais presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Alagoas (Sincadeal), querendo agora, portanto, angariar algum novo cargo na Federação do Comércio de Alagoas. Como justificativa, ele afirma ser indicado do empresário arapiraquense José Vieira, mais conhecido como Zezinho, que assumiu o Sincadeal.

Recentemente, Valdomiro Feitosa esteve no Conselho de Segurança de Alagoas para depor a respeito de uma suposta ameaça feita por ele contra um ex-funcionário da Fecomércio/AL.

O grupo encabeçado por Valdomiro, juntamente com o conselheiro do Senac Manoel Baía, estaria, portanto, tentando conturbar a administração da Fecomércio-AL, com convocações de reuniões fora do regramento da entidade. Com isso, uma intervenção nacional se fez necessária. Hoje, as casas Sesc e Senac em Alagoas estão sobre o comando direto do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, através de interventores técnicos do departamento nacional.

A Fecomércio-AL, por sua vez, segue sem os repasses e vínculo com o Sistema Federativo das casas Sesc e Senac, para mais um pleito eleitoral. 

Os diretores do Sesc e Senac de Alagoas já foram demitidos, Ivanilda da Silva e Telma Ribeiro, respectivamente.