Cidades

Alagoas recebe 32 mil doses da vacina Pfizer Pediátrica

Nova remessa do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

Por Ruana Padilha com Secom Alagoas 16/03/2022 15h47
Alagoas recebe 32 mil doses da vacina Pfizer Pediátrica
Nova remessa chegou nesta quarta a Alagoas - Foto: Olival Santos / Secom Alagoas

Alagoas recebeu, nesta quarta-feira (16), a 11ª remessa da vacina Pfizer Pediátrica contra Covid-19. Desta vez, o Ministério da Saúde (MS) enviou 32 mil doses do imunizante, que desembarcam no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Após a chegada, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Farol, em Maceió. Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico [email protected]. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected].

Para facilitar a identificação da vacina destinada às crianças de cinco a 11 anos, as tampas dos frascos possuem a cor laranja, diferente dos imunizantes da Pfizer destinados para as demais faixas etárias, que possuem a cor roxa. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Após receberem a vacina, as crianças devem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos, para que sejam observadas durante esse período. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de oito semanas. E as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica do imunizante.