Cidades
Desenvolvimento Sustentável amplia quantidade de retentores em bueiros da orla da capital
Equipamentos vão conter materiais descartados de forma irregular que são arrastados pelas águas pluviais
Além de intensificar a limpeza de canais e podas de árvores na capital, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vem trabalhando em outras alternativas para minimizar os impactos do período chuvoso que se aproxima. Por isso, nesta sexta-feira (11), o órgão ampliou a quantidade de retentores nos bueiros da orla da capital, totalizando em 10 equipamentos instalados.
Os filtros, chamados de Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riap), foram colocados na Avenida Silvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, dando sequência ao trabalho da última semana, onde dois equipamentos já haviam sido instalados. Com a expansão, o serviço de limpeza será facilitado, diminuindo entupimentos de galerias e prevenindo alagamentos.
Robert Wagner, assessor especial da Sudes, acompanhou a instalação e reforçou que, além da medida preventiva, o cidadão deve fazer a parte dele.
"Os retentores irão facilitar muito o trabalho da limpeza urbana na região da orla. Principalmente, vai evitar que o lixo arrastado pelas águas pluviais acabem indo parar em nossas praias. Mas, para que tudo isso seja perfeito, a população e quem visita o local tem que evitar o descarte irregular de garrafas pet, embalagens de plástico e outros materiais recicláveis", disse.
Naturais do Rio Grande do Sul, o casal Márcia Kettner e Nilton Kronhaedt estão visitando Maceió e, ao visualizarem o serviço, aprovaram a iniciativa.
"Não tinha visto esse projeto em estados que visitei ou na cidade que resido e achei maravilhoso. Vou levar a ideia para o condomínio onde eu moro lá no Rio Grande do Sul. Acredito que seja bastante eficaz na retenção do lixo. Isso ainda facilita o trabalho do pessoal que cuida desse tipo de limpeza. Então, o propósito é interessante e muito válido", afirmou Márcia.
Ao todo, mais de 400 dispositivos serão instalados pela Superintendência nas próximas semanas em diversos pontos da parte baixa da cidade, focando em bloquear detritos que tenham como destino as praias da capital. Estima-se que, no período chuvoso, cada retentor seja capaz de conter cerca de 20 quilos de materiais por dia.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha