Cidades

Mesa Brasil Sesc reforça oferta de alimentos em instituições sociais

Em fevereiro, programa arrecadou mais de 81 mil quilos de alimentos; doações foram encaminhadas para 184 instituições sociais

Por Assessoria 11/03/2022 13h07
Mesa Brasil Sesc reforça oferta de alimentos em instituições sociais
Os alimentos doados para o Mesa Brasil chegam a instituições como o Centro Espírita Casa do Caminho, que fica localizado no bairro do Jaraguá, Maceió - Foto: Assessoria

A atuação do Mesa Brasil é constante e garante o repasse de alimentos e de outros produtos para centenas de instituições sociais de Alagoas. Diariamente, as equipes do programa recebem doações nos bancos de alimentos e saem para a coleta de itens doados por estabelecimentos de diversos segmentos, tanto em Maceió quanto no interior. Os produtos são destinados a centenas de instituições sociais e reforçam a oferta de alimentos para alagoanos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Os alimentos doados para o Mesa Brasil chegam a instituições como o Centro Espírita Casa do Caminho, que fica localizado no bairro do Jaraguá, Maceió, e realiza a distribuição de sopa e arroz doce para pessoas em situação de rua e famílias carentes do Litoral Norte de Maceió. A professora aposentada Nazidir Maria dos Santos, 74 anos, trabalha voluntariamente na instituição há 16 anos e reconhece a importância do programa para a continuidade do trabalho solidário.

“As doações do Mesa Brasil são essenciais para a nossa instituição, porque possibilita a manutenção das nossas atividades filantrópicas e, consequentemente, atenuam a fome e o sofrimento dos menos favorecidos. Atualmente, atendemos mais de 200 pessoas com a entrega de alimentos, oficinas de corte e costura e aulas de informática”, destacou.

Em fevereiro, o Mesa Brasil Sesc arrecadou mais de 81 mil quilos de alimentos, beneficiando 184 instituições sociais alagoanas. Para chegar a essa quantidade de doações, o programa contou com a colaboração de 83 doadores. O Lar Batista Marcolino Magalhães, localizado no Tabuleiro do Martins, também recebe o apoio do Mesa Brasil para dar continuidade ao serviço de acolhimento de meninas em situações de vulnerabilidade e risco.

Segundo a assistente social da instituição, Suane Cardeal, a contribuição do programa garante uma alimentação mais variada para as crianças acolhidas. “Com as doações de frutas, verduras, lanches, condimentos, entre outros produtos, nós temos a possibilidade de oferecer um cardápio que não costumava fazer parte da realidade delas”, explica.

“Além de incrementar as principais refeições das crianças, o Mesa Brasil nos ajuda a proporcionar a elas alguns pratos para ocasiões especiais, como as festas de aniversário tão sonhadas, com bolos e sobremesas”, complementa.
Na instituição, enquanto aguardam oportunidades de reinserção familiar ou adoção, as meninas com idade entre 3 e 11 anos recebem orientação psicossocial e participam de diversas atividades nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, como aulas de música, jiu-jitsu e oficinas de culinária.

Seja um doador


Os interessados em contribuir com o Mesa Brasil devem entrar em contato com o programa, por meio dos números 3221-9440 (Maceió) e 3521-6061 (Arapiraca) e dos e-mails [email protected] e [email protected]. Além de alimentos, o programa também recebe materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, peças de vestuários, lençóis, roupas, embalagens descartáveis, brinquedos, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos usados e em boas condições de uso.