Cidades

Seris recebe veículo adaptado para transportar gestantes, parturientes e idosas do sistema prisional

Carro doado pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) tem adaptações exigidas pelo CTB, como o bebê conforto

Por Assessoria 11/03/2022 12h21
Seris recebe veículo adaptado para transportar gestantes, parturientes e idosas do sistema prisional
Para a chefe do presídio, doação permite “realizar transporte das gestantes, idosas e mulheres com deficiência de uma maneira mais humanizada” - Foto: EPFSL/SERIS

Garantir atendimento básico de saúde para todas as mulheres do sistema prisional de Alagoas: esse é um dos objetivos do Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional Alagoano. Como parte das ações de fortalecimento deste trabalho, a SERIS (Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social) recebeu um veículo adaptado para este fim, doado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A doação faz parte das ações de fortalecimento da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (PNAMPE). A viatura, que ficará sob a supervisão do Presídio Feminino Santa Luzia, conta com equipamento de segurança estabelecido pelo código de trânsito brasileiro para o transporte de crianças, o bebê conforto.

O veículo será utilizado exclusivamente para o transporte de mulheres privadas de liberdade em período gestacional, parturientes e crianças que acompanham as mães no sistema prisional, bem como para mulheres idosas e com deficiência.

A chefe do Presídio Feminino Santa Luzia, policial penal Geórgia Hilário, destaca a importância dos novos veículos.

“Essas viaturas vieram por meio do Ministério da Justiça. O Depen destinou para todas as unidades prisionais femininas da federação veículos adaptados e Alagoas foi um estado contemplado também. Com esse novo veículo poderemos realizar o transporte das mulheres gestantes, idosas e com deficiência de uma maneira mais humanizada”, disse, ao reforçar o trabalho desenvolvido voltado às mulheres encarceradas e egressas do sistema prisional.