Cidades

Procon de Maceió orienta consumidores sobre o mutirão online para renegociação de dívidas

Consumidores tem entre os dias 07 a 31 de março para acessar o portal e resolver pendências

Por Procon Maceió 07/03/2022 14h27
Procon de Maceió orienta consumidores sobre o mutirão online para renegociação de dívidas
Diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida - Foto: Procon Maceió

O Procon Maceió, órgão de proteção ao consumidor, está participando de uma iniciativa que acontece exclusivamente na internet com o objetivo de renegociar dívidas. Ao acessar https://www.consumidor.gov.br, os consumidores têm acesso a uma plataforma para solucionar as suas pendências. O mutirão é uma ação organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Banco Central.

De acordo com diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, o mutirão vai atender aos consumidores com dívidas em atraso; dívidas que estão em nome de pessoas físicas; dívidas contratadas com bancos ou financeiras; e as dívidas que que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

“São muitos os consumidores que possuem débitos, mas que não buscam negociação por se sentirem constrangidos. Esse mutirão online irá facilitar e incentivar as pessoas que estão nessa situação, até mesmo os consumidores que não podem por algum motivo, sair de casa. Vale ressaltar, que os consumidores que porventura, tenham dificuldades com a plataforma online, poderá buscar atendimento presencial nas unidades de atendimento do Procon Maceió, que funciona na Faculdade UMJ, no Barro Duro, no Núcleo de Apoio aos Superendividados”, destaca Leandro Almeida.

Orientações – Assim que o consumidor conseguir acesso à plataforma – https://www.consumidor.gov.br – será preciso realizar um cadastro e posteriormente será gerado um login e senha. Depois, o consumidor terá que relatar o seu problema e indicar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

Ao enviar o relato, a instituição financeira ou banco terá o prazo de 10 dias para apresentar proposta e/ou resposta para o consumidor.

Atendimentos presenciais


Rua Dr. Pedro Monteiro, 47 - Centro (no prédio da Secretaria de Economia de Maceió) das 8h às 14h;

Centro Universitário Uninassau, na Rua José de Alencar, 511 - Farol, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

Centro Universitário Mário Pontes Jucá (antiga FAT), na Avenida Presidente Roosevelt, 1200 - Barro Duro, das 8h às 13h;

Cesmac, na Rua Iris Alagoense, 458 - Farol, das 8h às 13h.