Cidades
Projeto da Tribuna é um dos selecionados pelo programa Acelerando a Transformação Digital, da Meta
YouTube e podcast: projeto da Tribuna consiste em acompanhar todo o caso do afundamento a partir da criação de dois produtos
O projeto do jornal Tribuna Independente foi um dos selecionados, no Brasil inteiro, para participar do programa “Acelerando a Transformação Digital”, realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com a Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês). A equipe que participa do projeto na Tribuna é composta pelos repórteres Rívison Batista e Lucas França e pelo diretor-administrativo Flávio Peixoto. Ao todo, foram mais de 800 inscritos e apenas 25 redações selecionadas em todo Brasil.
Segundo o repórter Rívison Batista, um dos criadores do projeto, selecionar o foco para se trabalhar com o programa foi algo óbvio. “O tema do projeto surgiu claramente. Somos uma redação localizada em Maceió, a cidade que sofre com o crime socioambiental mais grave no planeta, no momento. A capital alagoana tem quatro grandes bairros em processo de afundamento por causa da atividade de mineração causada pela empresa Braskem. São milhares de pessoas desalojadas de suas casas e outros milhares que tiveram seus negócios fechados por causa disso. Então, como uma das vertentes do projeto era lidar com a comunidade local, não tivemos dúvidas em escolher esse tema”, afirmou o jornalista.
De acordo com o repórter, o projeto da Tribuna Independente consiste em acompanhar todo o caso do afundamento a partir da criação de dois produtos: um canal exclusivo no YouTube e um podcast. Ambos funcionarão exclusivamente para entrevistas com vítimas do caso. “Será um acompanhamento detalhado, que propõe dar toda visibilidade às vítimas que, no momento, não tem voz e precisam ser ouvidas. Elas serão escutadas através desses dois canais. A proposta da Tribuna é fazer a melhor cobertura que o caso do afundamento em Maceió já teve através desses dois produtos, gerando engajamento, visibilidade e também um retorno financeiro para o jornal”, disse Rívison Batista.
O jornalista Lucas França também está animado para começar os trabalhos. “Fazer parte desse projeto é muito interessante, porque além do aprendizado adquirido durante os webnários com especialistas do Brasil e de fora, a gente vai contribuir, após o processo de mentoria, com a comunidade local, levando informação de qualidade e feita com a colaboração da própria população. Fazer parte de novos projetos é sempre um desafio, mas é prazeroso porque sabemos que estamos obtendo mais conhecimento e nos adaptando às novas tecnologias, a um novo momento do jornalismo no mundo”, afirmou o repórter.
"É muito gratificante para Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas [Jorgraf] ter o nosso jornal diário Tribuna Independente selecionado pelo programa Acelerando a Transformação Digital. Quero destacar o envolvimento dos nossos cooperados Rívison Batista e Lucas França pelo empenho e êxito que nos enche de orgulho e determinação para seguir em frente fazendo jornalismo profissional com qualidade e credibilidade", disse o diretor Flávio Peixoto. O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, afirmou estar “felicíssimo com a conquista da Tribuna. “É muito bom ver que a dedicação dos nossos cooperados traz resultados como esse. A Jorgraf só tem a ganhar e a evoluir com esse tipo de programa”, afirmou o presidente.
Meta Journalism Project
A Meta também se pronunciou sobre a conquista da Tribuna. Sabrina Passos, uma das representantes da empresa, deu os parabéns ao jornal. “Fico muito feliz pelo time da Tribuna Independente, de Alagoas. Parabenizo a todos pela seleção da mentoria”, disse.
A mentoria que a representante se refere é um período de 3 meses, que a equipe da Tribuna terá com os mais renomados especialistas em comunicação para que, desse forma, o projeto seja plenamente desenvolvido. Os participantes selecionados receberão, ao longo de três meses, treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de fundos de até US$ 15 mil para apoiar as redações no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial