Cidades
Média-metragens sobre Padre Júlio Lancelotti e pedagogo Paulo Freire serão lançados em Maceió
Obras são do cineasta argentino/brasileiro Carlos Pronzato responsável pelo documentário
A Sessão Doc Debate apresenta duas obras do cineasta argentino/brasileiro Carlos Pronzato e produzidos por Paulo Pedrini, os média-metragens "Padre Julio Lancelotti" e "Dois Paulos na Paulicéia".
O evento ocorre neste sábado (12) às 14h15, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Ingressos a preço único promocional de R$ 10, podendo ser comprado de forma antecipada pelo Pix 19442911000105 (cnpj).
Segundo o cineasta, o primeiro filme acompanha o cotidiano do Padre Julio Lancellotti, que atua junto a pessoas moradoras em condição de rua. ‘’Seus atos e posições humanitárias chamam a atenção para o grave problema que se alastra em todas as cidades e de forma ainda maior em uma metrópole como São Paulo’’.
O segundo documentário, "Dois Paulos na Paulicéia" retrata duas personagens históricas, no caso, o Pedagogo e Educador Paulo Freire, que criou um método popular de alfabetização e mesmo após sua morte sofre ataques de setores conservadores da sociedade, e Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo em plena ditadura militar, e que enfrentou a repressão e censura para apoiar as causas democráticas e pelo fim do regime político da época. Figuras marcantes cuja atuação marcou a recente história brasileira.
Logo após a exibição dos filmes, haverá um debate com a presença do diretor Carlos Pronzato, que tem em seu currículo filmes relacionados a questões políticas e sociais brasileiras e latino-americanas, e que recentemente realizou em Maceió um documentário sobre os bairros atingidos pela Brasken, com enorme repercussão nacional. O filme em questão é "A Braskem passou por aqui, a catástrofe de Maceió" lançado em agosto de 2021, e disponível no seu canal de YouTube.
Pronzato estará lançando um livro de poesias sobre este tema na próxima sexta-feira (18) de fevereiro às 18 h no Café da Linda do Teatro Deodoro, que escreveu enquanto filmava o documentário e viu de perto a tragédia que assolou milhares de famílias.
Apesar do debate deste sábado (12) ser voltado aos filmes “Padre Júlio Lancelotti’’ e “Dois Pulos na Paulicéia’’, o cineasta diz que é impossível não ser discutido também a temática da tragédia envolvendo a mineradora Braskem, já que parte de sua obra traz a temática.
“Amanhã, estamos lançados dois novos documentários, mas certamente falaremos também do filme da Braskem, já que parte da minha obra. Além disso, o debate é amplo trazendo diversos assuntos, políticos, sociais e entre outros’’, comenta o cineasta.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas