Cidades

As cores e formas de Jasson

Apoiado pelo programa Alagoas Feita À Mão, artesão é destaque na arte do Estado

Por Sedetur 20/01/2022 14h55
As cores e formas de Jasson
Reprodução - Foto: Assessoria
Trabalhando na roça desde muito cedo, Jasson, nascido e criado em Belo Monte já era artesão mesmo antes de saber o que é a arte e como viver dela. Pelas mãos do artista o sertão vai ganhando cores inesperadas e vira fonte de inspiração. As cores, estampas e formas esculpidas na madeira são a marca registrada do artesão alagoano. No começo, Seu Jasson precisou de incentivo para começar a criar as peças e assumir de vez o ofício que hoje carrega com tanto orgulho.

“Uma pessoa que eu não conhecia me descobriu e me botou para fazer um casal de bonecos de madeira de 50 cm. Aquilo ali mudou a minha vida. Durante muitos anos ainda fiquei dividido entre a roça e o artesanato, até que no dia 9 de janeiro de 2018 me aparece outra pessoa que valorizou meu trabalho. Hoje, consigo viver só das minhas peças e cada dia que trabalho me apaixono mais. Aprendi tudo sozinho, meu professor foi o mundo e continua sendo”, conta o artesão.

O personagem que marcou a história do artesão no dia 9 de janeiro de 2018 foi o publicitário Renan Quevedo, idealizador do projeto Novos Para Nós, que roda o país para mapear artistas populares e descobrir destaques da arte popular brasileira.

“Eu conheci o trabalho do Seu Jasson no começo de 2018. Eu já tinha ouvido falar do nome dele e já sabia que ele era um artesão da madeira. Fui passar algumas semanas em Alagoas e depois de muito me perder, finalmente cheguei nele e me surpreendi com as criações que ele faz, que são completamente encantadoras. Elas são profundas e tem um ar muito fresco e fértil para que é impactado. Eu me espantei com a beleza do conjunto e percebi que uma análise fria de cada peça não diminuía nem um pouco o valor e a criatividade de cada uma delas. De 2018 pra cá eu fiz questão de falar muito sobre o Jasson em todos os lugares que eu fosse, e cada vez mais ele foi ganhando reconhecimento, que vem por causa do talento e da força da obra”, destaca Renan Quevedo, que hoje se considera amigo do artesão. A vida do sertanejo e da família começou a mudar por causa das suas criações. Em 2019, um ano depois da visita de Renan ao artesão, uma das cadeiras de Seu Jasson foi exposta em Milão e sua arte ganhou espaço em coleções particulares e galerias.

“É a história da nossa família contada através dele, através da arte dele. O sofrimento lá atrás foi grande pra hoje ele conseguir estar aqui. Hoje, a gente tem peça em outros estados, municípios e até em outros países. A gente teve cadeira em Milão, em Miami, e futuramente em outros locais mais longe ainda. A gente estar aqui hoje tendo esse reconhecimento é muito importante para todos nós. Ele trabalhou muito pra chegar onde ele chegou”, conta Rívia Gonçalves da Silva, filha de Jasson.

Depois de muita luta, Seu Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas. E hoje, apoiado pelo programa Alagoas Feita À Mão, ele é destaque no mercado e em feiras e eventos nacionais e internacionais. “Não falta encomenda. É diariamente. Quando eu comecei, teve um ponto em que a peça não era tão valorizada. Eu gostava de fazer aquilo, mas por causa das condições financeiras eu pensava em parar. O túnel que eu estava tava escuro. Tinha luz, mas ninguém acendia. Hoje essa luz foi acesa e se mantém, cada hora que passa ela brilha mais. Pra mim é um orgulho representar o estado de Alagoas, a cidade de Belo Monte e o Alagoas Feita à Mão, e poder mandar as peças e a nossa cultura pra tão longe”, diz Seu Jasson. As criações exuberantes são resultado de um processo de criação diária, que acontece até enquanto o artesão dorme. “Hoje eu durmo e sonho com a madeira. Tem galhos e pés de árvore por aí que caem com a tempestade e eu olho aquele galho, aquele pedaço de madeira que não serve para nada e vejo uma obra de arte. Eu pego aquilo ali e vou transformar. Eu amo o que faço e penso cada dia mais em criar coisas novas”.   O Sol Nasce Para Todos  O trabalho árduo e diário está sendo reconhecido e recompensado: Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas, e foi premiado com o título Artista Popular de 2021, entregue pelo Museu Théo Brandão. Para a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur e coordenadora do programa Alagoas Feita à Mão, Daniela Vasconcelos, que acompanha o artesão desde o início, as conquistas são merecidas e continuarão vindo.

“Jasson faz parte de algo muito grandioso. Estou muito feliz de alguma maneira fazer parte disso, de fomentar, de valorizar a arte alagoana. A criatividade de Jasson é um presente para Alagoas”, diz.

Depois de marcar presença em Milão, Miami e em diversas feiras nacionais, Seu Jasson leva suas cores para a sua primeira exposição individual, que tem a curadoria de Renan Quevedo. Nela o artesão conta a história da sua vida e do sertão através das cadeiras, carrancas e esculturas.

 “No último ano, eu tentei traçar um panorama para trazer as fases, diferentes criações, narrativas que ele traz para o trabalho dele. Aqui a gente exibe uma cadeira do comecinho do trabalho dele até peças produzidas nos últimos meses. O Sol é para todos é uma exposição que traz fauna, flora, narrativas do sertão, o homem sertanejo e as visões do Jasson na madeira”, reitera Renan Quevedo, curador da exposição.

“Eu nunca fui para uma feira de artesanato. Não sabia nem o que era, e a primeira exposição que eu conheci na vida foi essa minha. Não tem nada nesse mundo que pague o que eu estou vendo, o pessoal enxergando meu trabalho. A sorte é as vezes cada um que faz por merecer”, destaca o artesão.

A exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’ entra na reta final de exibição, e funciona até o dia 2 de fevereiro de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h, na Estação Ferroviária, sede da CBTU, no Centro de Maceió, próximo à Praça dos Palmares. A entrada é gratuita.