Cidades

Graças à ação de turistas, filhotes de tartaruga encontram caminho do mar

Ajuda dos humanos ocorreu na noite desta terça-feira na praia de Jatiúca, em Maceió

Por Tribuna Hoje 19/01/2022 15h02
Graças à ação de turistas, filhotes de tartaruga encontram caminho do mar
Reprodução - Foto: Assessoria
Filhotes de tartarugas marinhas recém-nascidas na paria de Jatiúca, em Maceió, vão em direção contraria e são resgatados por turistas que as colocam de volta em direção ao mar. De acordo com informações do Instituto Biota de Conservação, foram 47 filhotes,  o fato foi registrado na noite desta terça-feira (18). Ainda de acordo com integrantes do Biota, que foram avisados do nascimento por populares, uma equipe foi enviada ao local para encontrar o ninho e monitorar os filhotes auxiliando em seu retorno para seu habitat natural.  Para o presidente do instituto, Bruno Steffanis, os filhotes saíram em direção inversa, atraídas pelas luzes dos postes. “É o efeito de fotopoluição que levaram elas ao caminho contrário, já que fora da água elas não enxergam perfeitamente ‘’. [caption id="attachment_493582" align="aligncenter" width="450"] Foto: Maxwel Medina Moreira[/caption] CURIOSIDADES

As tartarugas marinhas são animais que vivem muito tempo, podendo chegar a viver aproximadamente 100 anos. Porém, são muito poucas, entre as tantas que nascem,  e que conseguem chegar à fase adulta. Isso porque durante o seu ciclo de vida, enfrentam muitos perigos e ameaças.

Um artigo publicado no Blog  Biócos - Biologia Marinha, explica que quando chega a época da reprodução, que ocorre nos meses mais quentes do ano, as fêmeas adultas migram para as áreas de desova. Chegando à praia, esperam o anoitecer para, então, sair do mar pela primeira vez desde o dia em que nasceram, e fazer seus ninhos. Elas rastejam pela areia até depois da linha da maré mais alta, escolhem um local adequado e cavam o que é chamado de “cama”. Feita a cama, cavam um ninho, botam seus ovos e retornam ao mar. Um ninho tem em média 120 ovos e cada fêmea realiza de 3 a 13 desovas por temporada, variando de espécie para espécie. O desafio da sobrevivência das tartarugas marinhas já começa quando elas ainda estão nos ovos, pois mesmo enterrados a meio metro de profundidade, ainda podem ser pegos por predadores que os farejam.

Cerca de 45 a 60 dias depois da postura, os ovos eclodem e os filhotes nascem já independentes. A saída do ninho geralmente ocorre à noite, estimulada pelo resfriamento da areia. Um recém-nascido ajuda o outro, em um movimento sincronizado, escalando o ninho até alcançarem a superfície para, então, emergirem juntos e, guiados pela luz da Lua, irem em direção à imensidão azul. Esse caminho até o mar é muito perigoso, pois os filhotes são muito pequenos, medindo entre 3,5 e 4 cm, e podem ser predados por diversos animais, como caranguejos, aves e pequenos mamíferos.

https://www.youtube.com/watch?v=GfNOaRtNKaw