Cidades

24 de dezembro de 2021 14:38

Assistência Social conta com serviço especializado para pessoas com direitos violados

Maceió possui cinco Creas espalhados em bairros das partes alta e baixa da cidade

↑ Creas Benedito Bentes (Foto: Assessoria)

Os cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social, conhecidos como Creas, realizaram em 2021, 2.345 atendimentos. Durante as festas de fim de ano, as unidades vão manter o atendimento habitual e só fecham na sexta-feira (24), véspera de Natal e Ano Novo (31). Estas unidades públicas integram a política de Assistência Social, na qual são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Serviços Ofertados

As unidades ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, conhecido como PAEFI. São ainda ofertados outros serviços, como cumprimento de medidas socioeducativas em meio Aberto para jovens, Abordagem Social e atendimentos para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

O trabalho das equipes técnicas de cada unidade consiste em orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da Assistência Social ou demais serviços públicos existentes no município. As equipes estão preparadas para fornecer informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estímulo à mobilização comunitária.

Quem atende

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras.

Como ter acesso

A população deve procurar os Creas mais próximos de sua residência. As unidades são públicas e os serviços são gratuitos.

Onde funciona:

Creas Jatiúca: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, Quadra 10, Jatiúca. (82) 3312-5963.

Creas Orla Lagunar: Rua Santos Pacheco, 342, Prado. (82) 3312-5962.

Creas Santa Lúcia: Rua Belmiro Amorim, 346, Santa Lúcia, fica em frente à casa lotérica. (82) 3312-5966.

Creas Benedito Bentes: Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, quadra e lote 01, Benedito Bentes. (82) 3312-5961.

Creas Poço: Praça Raul Ramos, S/N, Poço. (82) 3312-5964.

Fonte: Ascom Semas / Texto: Cícero Rogério

Comentários

MAIS NO TH