Interior

12 de novembro de 2021 16:17

Investimentos da Agreste Saneamento em tecnologia otimizam captação e tratamento de água

Produção in loco de hipoclorito e aquisição de ferramentas de alta performance garantem eficiência contínua da operação da Iguá em Alagoas

↑ (Foto: Assessoria)

Investimentos em tecnologias e equipamentos de ponta têm otimizado processos que integram a captação e tratamento da água, que abastece dez cidades, reforçando a busca contínua da Agreste Saneamento por excelência nos serviços.

No setor de tratamento de água, por exemplo, a implantação de uma nova tecnologia de produção in loco de hipoclorito de sódio promove eficiência operacional do sistema de desinfecção, redução de custos, além de garantir mais segurança para o meio ambiente, para a comunidade e os colaboradores.

“A produção do hipoclorito é realizada na própria Estação de Tratamento de Água (ETA) com o Sistema Hidrogeron, o qual utiliza apenas água, sal (cloreto de sódio – NaCL) e energia elétrica por meio do processo de eletrólise, com uma solução de salmoura, formando como subprodutos o hidróxido de sódio (NaOH) e o Hidrogênio (H2). Desta forma, elimina-se a necessidade de transporte, armazenamento e manuseio de produtos vinculados ao composto cloro”, explica o gerente operacional Marcello Cardoso.

O processo reduziu em 63% os custos com o uso no tratamento, além de ter sido simplificado, uma vez que a operação deve apenas repor o sal nos saturadores para formar a solução necessária à produção da substância. “O hipoclorito produzido é armazenado em um tanque e, conforme demanda da ETA, segue por meio das bombas dosadoras. A aplicação é 100% automatizada, tanto à segurança quanto à sua utilização, além de ser ecologicamente correta”, diz Marcello.

Outro exemplo de aperfeiçoamento foi o recente aporte da Agreste Saneamento para a aquisição de ferramentas e equipamentos que permitem um melhor aproveitamento na rotina das equipes de campo, garantindo agilidade e eficiência, conforme explica Marcello Cardoso. “As atividades do setor comercial ocorrem mediante planejamento e o tempo dedicado em cada ação é muito importante. Nosso objetivo é garantir sempre a excelência contínua inclusive no uso de itens como motobombas, marteletes, geofones, câmeras endoscópicas, serras e cortadoras de asfalto.”, detalha.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi reconhecida como a melhor companhia para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi selecionada pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses.

A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas.

O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH