Cidades

20 de outubro de 2021 08:53

‘Prevenir é o melhor caminho’: Sinturb lança campanha do Outubro Rosa

Com obra criada por artista plástica alagoana, ônibus de Maceió trazem ‘lembretes’ sobre prevenção contra o câncer de mama

↑ Foto: Assessoria

As empresas de ônibus de Maceió lançaram nesta semana a campanha “Prevenir é o melhor caminho”, voltada à conscientização do controle do câncer de mama no Outubro Rosa. A ação conta com artes em mídias externas e internas nos coletivos da capital, além de figurar em outdoors e pontos de ônibus, criadas pela artista plástica alagoana Geoneide Brandão, que enfatizam a importância do exame de toque.

Lançada em parceria com a Prefeitura de Maceió e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a campanha irá figurar nos ônibus até o final do mês. nas redes sociais do Vamu Mobilidade, o sistema de bilhetagem eletrônica de Maceió, é possível encontrar indicações de unidades de atendimento médico que podem ajudar na prevenção, como o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e a Santa Casa de Maceió.

“Ter a oportunidade de participar dessa campanha foi incrível, pela possibilidade de educar as pessoas sobre algo tão importante através de uma pintura, que é a minha linguagem favorita, e ter o meu trabalho circulando na cidade de Maceió, algo inédito pra mim”, explica Geoneide Brandão. “Eu tentei trabalhar o tema de um jeito mais simples e lúdico. O objetivo foi incentivar o auto-toque, além da consulta regular ao médico. Então o intuito foi criar uma imagem que abordasse a questão de uma forma bem prática e direta, para que a mensagem fosse fácil de ser entendida por quem tiver contato com ela a partir da circulação dos ônibus. Sempre pensando no público que terá acesso à arte no meio da correria do dia-a-dia”, detalha a artista.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), Guilherme Borges, “utilizar os ônibus como meios de comunicação em ações como essa é sempre uma satisfação, por ser mais uma forma de ajudar a sociedade. Se ao menos uma pessoa for movida pela campanha e procurar acompanhamento médico, ficamos felizes, pois toda contribuição na luta contra o câncer de mama é muito importante”, relata.

Saiba mais

O autoexame ajuda a conhecer melhor o próprio corpo, permitindo perceber possíveis alterações que possam surgir nas mamas. Todas as mulheres com mais de 40 anos ou após os 20 anos com caso de câncer na família, devem realizar o procedimento, além de ter sempre o acompanhamento de um ginecologista. Vale o alerta de que este tipo de exame pode ser feito inclusive por homens, já que eles também podem sofrer com este tipo de câncer.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH