Cidades

27 de setembro de 2021 15:38

Vigilância Sanitária apreende 900 quilos de alimentos impróprios para consumo

Fiscalização ocorreu nesse fim de semana nas partes alta e baixa de Maceió e contou com o apoio da Polícia Militar

↑ Alimentos foram apreendidos pelos fiscais (Foto: Visa Maceió)

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, nesse final de semana (25 e 26), 900 quilos de alimentos fora do prazo de validade e impróprios para consumo humano. Os fiscais encontraram os produtos à venda em estabelecimentos na parte alta e baixa da cidade. A operação contou com apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar.

Entre os produtos retirados de circulação estão carne bovina, charque, queijo, peixes, iogurtes e calabresa. Eles foram encontrados em supermercados, avícolas, mercados ao ar livre e laticínios das duas regiões. Além disso, foram identificados ambientes sem condições de higiene.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, além da apreensão dos produtos vencidos, os estabelecimentos receberam um auto de infração e devem pegar uma multa que varia entre R$ 180 a 19 mil reais, dependendo do grau da infração cometida. “Os produtos apreendidos foram destinados ao aterro sanitário do Benedito Bentes II para que seja feito seu descarte correto”, destaca.

“A Visa tem trabalhado diariamente para detectar o máximo possível de situações que ofereçam risco sanitário à população de Maceió. Nossa missão é rastrear esses negócios que estão atuando em discordância com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Também estamos ofertando capacitações contínuas para educar e orientar esses comerciantes sobre boas práticas sanitárias”, completa Airton Santos.

Como denunciar?

A população pode contribuir com as fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió por meio do Disque Denúncia que funciona no 3312-5495. Pelo contato, os maceioenses podem solicitar a inspeção de estabelecimentos que estejam em situação irregular.

Fonte: Ascom SMS / Texto: Ana Cecília da Silva

Comentários

MAIS NO TH