Cidades

Tribuna conquista 2º lugar no Prêmio Semear Internacional de Jornalismo

A premiação é realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)

31/07/2021 08h04
Tribuna conquista 2º lugar no Prêmio Semear Internacional de Jornalismo
Reprodução - Foto: Assessoria
A reportagem “Agricultores de Alagoas ganham autonomia financeira’’, da jornalista do Portal Tribuna Hoje, Ana Paula Omena, foi premiada com o segundo lugar na categoria Internet do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo – edição 2020/2021. O resultado saiu nesta sexta-feira (30). A premiação é realizada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Semear Internacional, programa promovido pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, organiza o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo para prestigiar reportagens sobre práticas rurais. Em razão da pandemia de Covid-19, a premiação precisou ser adiada e ter seus prazos alargados. O concurso recebeu grande quantidade de inscrições provenientes de todos os estados do Nordeste e de alguns estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. A repórter Ana Paula Omena diz que a matéria contou a realidade de famílias em comunidades rurais do Alto Sertão de Alagoas antes da chegada do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), que atua no estado com o público voltado à vulnerabilidade social. “Estou muito feliz pela colocação, é sempre gratificante ter um trabalho reconhecido em meio a tantos outros. A sensação é de dever cumprido, que estou no caminho certo da missão confiada após a conclusão da graduação”, destacou. O presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas (Jorgraf) destacou o trabalho da jornalista e parabenizou o site Tribuna Hoje. “A Ana Paula Omena sempre se destaca concorrendo aos prêmios de jornalismo. Os méritos são todos dela. Não é fácil concorrer a um prêmio de nível nacional, com grande quantidade de inscrições e ser agraciada com um segundo lugar”, declarou. Para Flávio Peixoto, diretor-administrativo da Jorgraf, obter um resultado de destaque conquistado por uma jornalista cooperada, dedicada e competente, como Ana Paula Omena, é ainda mais gratificante. “Principalmente no mês em que completamos 14 anos de fundação da nossa Jorgraf. É o reconhecimento ao esforço de todos e todas que trabalham e enfrentam desafios para manter vivo um sonho coletivo transformado em realidade”, ressaltou.

TRABALHOS INSCRITOS

De acordo com a organização do prêmio, os trabalhos inscritos foram de alta qualidade e mostraram o quão importante é valorizar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural nos diversos meios de comunicação, através da difusão de reportagens e matérias jornalísticas que dão visibilidade às boas práticas no campo.

“Dessa forma, foi cumprida a meta prioritária do Prêmio de Jornalismo: incentivar a criação de um processo de geração de conhecimento voltado para a melhoria da vida rural e a convivência com o semiárido, com foco especial nas ações dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”.