Cidades

28 de julho de 2021 09:38

Guardas Municipais são capacitados para utilizar plataforma nacional de segurança pública

Curso on-line contou com a participação 50 Guardas Municipais

↑ Secretário Thiago Prado deu início ao curso de capacitação da Guarda Municipal (Foto: Patrick Fernando/ Ascom Semscs)

Cinquenta Guardas Municipais estão sendo capacitados para utilização das plataformas de segurança pública nacional Sinesp e Infoseg no trabalho diário. O treinamento on-line, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Ministério da Justiça, teve início nesta terça-feira (27) e segue até a próxima quinta-feira (29).

No quinto curso oferecido pela Secretaria aos Guarda Municipal, os servidores conheceram melhor o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreamento de Armas e Munições, de Matéria Genético, de Digitais e Drogas (Sinesp), uma plataforma de informações integradas, possibilitando consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública.

Outra ferramenta que irá auxiliar os guardas municipais durante as ocorrências é o Infoseg, um sistema de pesquisa com a finalidade de integrar as informações sobre segurança pública, identificação civil e criminal, controle e fiscalização, inteligência, justiça e defesa civil.

Para o titular da Semscs, Thiago Prado, as capacitações oferecidas aos Guardas Municipais da cidade de Maceió são fundamentais para garantir a melhoria na prestação de serviço ao cidadão maceioense.

“A partir do momento em que as Guardas Municipais passam a integrar o Sistema Único de Segurança Pública, torna-se importantíssimo o nivelamento de conhecimento desses servidores a nível nacional, através da plataforma Sinesp. Pretendemos assim, através dessa parceria com o Ministério da Justiça, ampliar a capacitação dos nossos guardas, bem como fazer com que os mesmos insiram a consulta ao Infoseg (banco de dados do Ministério da Justiça) no seu trabalho diário, o que contribuirá para efetuarmos cumprimento de mandados de prisão na nossa cidade”, afirmou Thiago Prado.

Uma das palestrantes foi foi Luana Mendes, analista de tecnologia do Sinesp Infoseg. Ministrando a palestra sobre a utilização da plataforma Sinesp e Infoseg, a servidora do Ministério da Justiça mostrou a importância da ferramenta para a segurança pública.

“É com grande satisfação que participamos desse treinamento voltado aos guardas municipais de Maceió. Atualmente, o Sinesp Infoseg conta com aproximadamente 125 mil usuários em todo o Brasil. A possibilidade destes profissionais identificarem dados e poderem cruzar com outras bases de informações certamente otimiza o trabalho desenvolvido na ponta. O acesso às informações de pessoas, veículos, armas e empresas, dentre outras possibilidades disponibilizadas na ferramenta, precisa ser ampliado e nossa expectativa é que outras Guardas Municipais se beneficiem com esse tipo de treinamento, no intuito de aprimorar as atividades desempenhadas através da solução. Nosso objetivo é contribuir, integrar e somar esforços no combate à criminalidade”, destacou Luana Mendes.

Outro servidor do órgão federal que esteve presente como palestrante do curso foi Danilo Moreira, sargento da Polícia Militar de Goiás e servidor mobilizado do Ministério da Justiça. Ele falou sobre a utilização da plataforma Sinesp para acesso aos cursos de ensino a distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública.

O curso também abordou temas como Coletas de dados em sistemas abertos e fechados e Legislação sobre sigilo de informação e código de Ética da Guarda Municipal de Maceió.

O encerramento da capacitação contará com a entrega dos certificados e acontece no auditório da Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Ponta Grossa, nesta quinta-feira (29).

Fonte: Secom Maceió

Comentários

MAIS NO TH