Saúde

Associação Pestalozzi realiza ação para orientar como se prevenir contra hepatites virais

Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as doenças

Por Ascom Pestalozzi 28/07/2021 12h10
Associação Pestalozzi realiza ação para orientar como se prevenir contra hepatites virais
Reprodução - Foto: Assessoria

Julho é o mês de luta contra as hepatites virais, e mais uma vez a Associação Pestalozzi de Maceió lança olhos sobre um tema de interesse comum e necessário para a sociedade alagoana.  O Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha foi instituída em 2019 pela Lei 13.802.

A palestra foi conduzida pela Assistente Social do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Novo Despertar, Sheila Mendes, e teve a participação do paciente transplantado Jorge Porto, que contou sua experiência vivida durante o processo de transplante de fígado. Em uma conversa esclarecedora todos os usuários presentes foram orientados sobre como é possível prevenir a doença.

Para a Coordenadora da Unidade, Marta Ribeiro, “Além de esclarecer muitas dúvidas dos usuários que estavam presentes, todos tiveram ainda, a oportunidade de fazer o teste rápido para hepatites virais em uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde. Esse tipo de ação é sempre um ganho para a instituição, mas acima de tudo para os nossos pacientes”, pontuou.

A hepatite é qualquer inflamação no fígado e alguns fatores podem ser decisivos para desencadear essas inflamações, são eles: o consumo de álcool, o uso de medicamentos e a gordura da obesidade. Quanto às hepatites infecciosas, elas podem ser decorrentes de vírus, fungos e bactérias.

A transmissão das hepatites virais B e C ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez. Vale ressaltar que, para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece o diagnóstico, através dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença.