Cidades

27 de julho de 2021 13:41

Impactos Ambientais serão abordados em pós-graduação da Unit

Casos locais como o afundamento de solo em bairros de Maceió serão tema de debates e estudos Ascom Unit com Algo Mais

↑ Imagem: Assessoria

Com a visão de sempre estar atento com o que acontece ao nosso redor, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) dá um novo e importante passo em seu Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) com a oferta da disciplina “Avaliação de Impacto Ambiental” para seus alunos especiais. Através da análise crítica de casos como o afundamento do solo em bairros de Maceió e outras situações de risco, por exemplo, a proposta é poder oferecer contribuições que possam melhorar o lugar onde vivemos.

Ministrada pelo doutor em Ciências Políticas Diego Rodrigues, a disciplina busca trabalhar os conceitos e ferramentas metodológicas da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) em uma abordagem aplicada por meio de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Avaliação de Risco e Avaliação de Impacto na Saúde, abordagem ainda muito recente.

“Pretendemos, ao longo da disciplina, apresentar casos para que os alunos e alunas possam desenvolver críticas ao licenciamento ambiental, mas também identificar soluções para situações como risco de câncer pelo uso de produtos fitossanitários (agrotóxicos) ou envolvendo desastres, como o afundamento do solo em bairros de Maceió, e na saúde, como o aumento de casos de depressão e transtorno de ansiedade”, explica Rodrigues.

De acordo com o docente, a ideia é que, baseado no desastre local, os alunos da disciplina possam mapear e classificar os impactos mais importantes nos bairros do Bebedouro, Pinheiro, Mutange e Bom Parto e que, ao final, seja produzido um relatório científico a partir do caso. “Esse tipo de abordagem, envolvendo estudantes de variadas formações, permitirá um caráter multi e interdisciplinar para trabalhar os casos envolvendo impactos ambientais e sociais”, comenta.

As inscrições para alunos especiais vão até 11 de agosto. A oportunidade é destinada a pessoas diplomadas em qualquer área de conhecimento e alunos em final de curso. Para saber mais sobre o programa e se inscrever em disciplinas é só acessar: https://sotepp.unit.br/.

Pacto pela Cidade
A Unit Alagoas faz parte da iniciativa popular em projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de Maceió para criação do Conselho da Cidade e requalificação dos bairros de Maceió afetados com o afundamento do solo, ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A ideia é que, com a criação do Conselho, consagre-se a verdadeira participação da sociedade civil organizada em discussões de questões estratégicas do município, principalmente na região dos bairros que foram abandonados devido à instabilidade geológica. O Conselho também visa o uso coletivo dessa área criando uma Zona de Preservação e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Ascom Unit/AL

Comentários

MAIS NO TH