Cidades

Bateria de celular é um dos principais componentes a causar acidentes

Confira seis dicas para evitar acidentes com celulares e entenda porque nem todo carregador deve ser utilizado com seu aparelho

Por Ascom Unit/AL 26/07/2021 17h32
Bateria de celular é um dos principais componentes a causar acidentes
Reprodução - Foto: Assessoria

Por estarmos cada vez mais conectados a dispositivos tecnológicos, como o celular, ficamos vulneráveis a acidentes que podem ser causados por estes aparelhos, sejam eventos mais simples como choques elétricos, ou casos mais graves, como a explosão de bateria de celular. Apesar de não ocorrerem com muita frequência, prevenir qualquer situação com dispositivos eletrônicos é a melhor solução.

Os acidentes podem acontecer devido ao aquecimento de alguns componentes eletrônicos que compõem os aparelhos, explica Isaac Nunes, professor do curso de Engenharia Mecatrônica da Unit Alagoas. Contudo, um produto bem planejado e produzido corretamente possui o controle e elementos de segurança para que esse aquecimento não implique em risco à segurança do usuário.

“Para garantir segurança, as empresas devem produzir seus equipamentos seguindo as normas e utilizando materiais com qualidade confiável. Além disso, cada equipamento possui uma especificação e uma necessidade de alimentação, não sendo compatível com qualquer aparelho. Por isso, é imprescindível utilizar sempre equipamentos adequados e compatíveis entre si”, explica o professor.

O professor dá o exemplo de um carregador de celular: cada aparelho possui um carregador com especificações próprias e utilizar um carregador com características diferentes pode promover um mal funcionamento e, possivelmente, superaquecimento.

“Para garantir a segurança, os dispositivos são verificados quanto ao seguimento de normas e testes de segurança por instituições reguladoras como o INMETRO e a ANATEL. Por isso, é importante sempre usar dispositivos homologados por elas. Usar um carregador de celular incompatível e que não seja homologado pelo INMETRO gera um risco muito grande para o usuário porque não foi submetido a nenhuma verificação de qualidade e segurança em nosso país”, pontua Isaac Nunes.

Explosão de bateria

Ainda no exemplo do celular, o uso de um carregador com componentes de má qualidade ou que apresente características incompatíveis com o aparelho a ser carregado pode causar um superaquecimento, que acarretará dano ao aparelho ou à rede elétrica, podendo ocasionar curto circuito e incêndio. Ao afetar a bateria do celular, que possui características químicas internas em sua composição, pode resultar em uma combustão e explosão.

“Para evitar isso, sempre utilize equipamentos especificados pelo fabricante, originais e homologados pelas agências reguladoras. Um equipamento não homologado, de má qualidade e não adequado pode provocar um superaquecimento ou curtos nos circuitos elétricos, até mesmo uma explosão, que podem se propagar num meio de fácil combustão, como tapetes, cortinas, papéis, madeira, entre outros, provocando verdadeiras tragédias”, recomenda.

Veja abaixo dicas práticas para evitar acidentes com celulares:

Não utilize o aparelho enquanto ele está conectado na tomada com o carregador Tire a capinha do celular durante o carregamento Recarregue o aparelho em uma superfície não inflamável Não recarregue a bateria em ambientes úmidos Não deixe o aparelho recarregando a noite toda Ao utilizar carregadores portáteis, desconectá-los do aparelho antes de atender.