Cidades

Sedetur e empresários discutem sobre Reforma do Aeroporto Zumbi dos Palmares

Administradora do aeroporto afirma que primeira fase de melhorias do terminal aéreo da capital alagoana deve ser concluída em junho de 2023

Por Sedetur 22/06/2021 17h35
Sedetur e empresários discutem sobre Reforma do Aeroporto Zumbi dos Palmares
Reprodução - Foto: Assessoria

Um aeroporto mais amplo, moderno e com maior capacidade para a recepção de aeronaves e passageiros. Assim é a proposta de reforma e modernização do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que foi apresentada, na manhã desta terça-feira (22), pela Aena, empresa administradora do terminal aéreo, durante reunião com o secretário do do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, e representantes do trade turístico de Alagoas.

No encontro, o presidente da Aena no Brasil, Fernando Yus, explicou que um dos postos-chaves da reformulação do aeroporto, que envolve a requalificação dos pátios de estacionamento de aeronaves, possibilitando o pouso de aviões de maior porte; é a adequação do terminal a critérios internacionais.

 “A ideia é fazer uma remodelação de todo o sistema aeroportuário desde o acesso, áreas de check-in, núcleos verticais de comunicação, canais de inspeção, lojas, praças de alimentação, superfícies de embarque, áreas internacional e doméstica, até áreas de segurança operacional - de pátio, pista de pouso e decolagem para torna o aeroporto mais moderno”, explica Yus.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a reforma do Aeroporto é fundamental para a atração de novos voos, para a promoção do destino Alagoas dentro e fora do país e, principalmente, para a geração de emprego e oportunidade para a população.

“Com certeza a Aena irá ofertar um serviço de ótima qualidade não só para os turistas, como também para os alagoanos. A requalificação dos pátios de estacionamento para a recepção de aeronaves maiores é um ponto crucial também, porque possibilita a chegada de mais pessoas ao nossos Estado. De forma geral, o anúncio das melhorias chega com uma expectativa muito positiva para nós”, comemorou Beltrão.

Vencedora do consórcio que concedeu a administração do Aeroporto Zumbi dos Palmares em outubro de 2019, a Aena Desarrollo é uma empresa espanhola, que administra 46 aeroportos na Espanha - dentre os quais o de Barajas, em Madri, e o de El Prat, em Barcelona – além de 12 terminais na América Latina, e o aeroporto de Luton, em Londres.

Para Danielle Novis, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a expertise da Aena em administração de aeroportos é extremamente positiva para Alagoas.

“Nós temos um salto qualitativo com essa concessão, não só nos investimentos físicos, mas também nos investimentos de estratégias comerciais que podem ser adotadas para a atração de novas companhias aéreas, tornando nosso destino mais competitivo dentro e fora do Brasil. A perspectiva é muito positiva, em especial pela inserção de Alagoas num cenário não só regional/nacional, mas também internacional”, expôs Novis.