Cidades

18 de junho de 2021 16:56

Curso de eletricista transforma a vida de moradores do bairro do Vergel do Lago

Parceria entre prestadora de serviços da Equatorial e Instituto Mandaver insere alagoanos no mercado de trabalho apostando na educação para dias melhores

↑ 14 jovens concluíram o curso de formação de eletricista (Foto: Assessoria)

Sorrisos largos, olhos marejados e corações repletos de esperança. Nesta quinta-feira (17), a emoção tomou conta dos moradores do bairro do Vergel do Lago, em Maceió. É que 14 jovens concluíram o curso de formação de eletricista e, agora, estão prontos para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A capacitação foi ofertada de maneira totalmente gratuita e é fruto de uma parceria entre a Control Soluções, prestadora de serviços da Equatorial Alagoas, e o Instituto Mandaver, organização sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania através de ações de assistência e empreendedorismo social.

“EDUCAÇÃO PARA DIAS MELHORES”

O curso de formação de eletricista teve duração aproximada de 5 meses e carga horária de 366 horas. Devido à necessidade de distanciamento social por causa da pandemia da covid-19, as aulas foram realizadas de maneira híbrida: online e presencial.

A programação contou com recrutamento que analisou o perfil pessoal e profissional dos interessados, aulas teóricas e aulas práticas. O projeto também disponibilizou smartphones, acesso à internet, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e transporte para a locomoção dos alunos.

Syani Coutinho, diretora-técnica da Control Soluções, afirmou que o setor de energia elétrica está aquecido e que existem vagas abertas que ainda não foram ocupadas por falta de mão de obra especializada. De acordo com estudo da Bloomberg Energy Finance, a demanda global por energia elétrica deverá crescer 62% até 2050.

“Essa parceria reforça a importância da educação para dias melhores. Vocês são vencedores por terem chegado até aqui, pois persistir já é sinal de sucesso”, discursou a engenheira.

“Gratidão a Control e a Equatorial que são empresas que acreditam na reputação do instituto Mandaver e na capacidade de realização da comunidade do Vergel do Lago”, complementou a presidente da ONG, Lisania Pereira.

O superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, parabenizou a iniciativa da empresa fornecedora e afirmou que realizar ações sociais está no DNA da distribuidora. “Ver os nossos parceiros fazendo o mesmo é algo que nos alegra. Preocupar-se com o bem-estar das pessoas é agir de forma ética e colaborar com um mundo melhor é um dever de todos”.

PROTAGONISMO: “É IMPORTANTE LEMBRAR QUE NÓS PODEMOS!”

Lívia Danielle, 21, recebeu o diploma com muito orgulho e chamou atenção pelo empoderamento. Ela foi a única mulher a concluir o curso de eletricista e lembra que é preciso investir em formação e qualificação para que a força feminina encontra o caminho da liderança e da ascensão profissional.

“Passei por momentos muito difíceis nesta pandemia e me sentia completamente sem ânimo e sem esperança para fazer qualquer coisa. Quando soube do curso, decidi tentar e, a cada dia, eu me tornava mais feliz com tudo aquilo que estava fazendo. Eu me encontrei e a formatura é a realização de um sonho”, finalizou a jovem.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH