Cidades

15 de junho de 2021 10:01

Iphan entrega igreja restaurada em Marechal Deodoro

Igreja do Rosário dos Homens Pretos foi restaurada com investimentos de quase R$ 1,5 milhão do Iphan

↑ (Foto: Cláudio Bulgareli)

Após anos em precário estado de conservação, um importante monumento histórico de Marechal Deodoro voltou a se destacar no alto da cidade. A Igreja do Rosário dos Homens Pretos foi restaurada com investimentos de quase R$ 1,5 milhão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo. A execução da obra, que foi entregue ontem pelo ministro do Turismo, Gilson Neto, e pela presidente do Iphan, Larissa Peixoto, ficou a cargo da prefeitura municipal de Marechal Deodoro.

Construída em 1834 pela Irmandade do Rosário, o templo, que está localizado no alto da cidade, é um monumento representativo da história e da religiosidade de Marechal Deodoro, cidade que se destaca também por sua importância turística e belezas naturais no Litoral Sul.

As intervenções, que duraram mais de 2 anos, contemplaram a recuperação de toda a parte arquitetônica da edificação, com serviços de restauração de altares, dos elementos decorativos em madeira, pisos, coro, esquadrias e cobertura. Também foram implantadas novas instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. A igreja integra o conjunto arquitetônico e urbanístico de Marechal, inscrito no ano de 2009 em dois Livros do Tombo do Instituto: o Histórico, assim como o Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico

A restauração foi entregue nesta segunda-feira, 14, em evento com a presença do ministro do Turismo Gilson Neto; da presidente do Iphan Larissa Peixoto; do pároco padre Edvan, do prefeito de Marechal Deodoro Cláudio Filho (Cacau), do superintendente substituto do Iphan em Alagoas, Sandro Gama e do o vice-prefeito Walter Avelino. Também estiveram presentes o deputado federal Marx Beltrão, o deputado estadual Cabo Bebeto, o empresário Euclides Melo, representando o senador Fernando Collor, a secretaria municipal de Turismo Claudia Pessoa, o presidente da Câmara de Vereadores, André Bocão, além de outros representantes da Câmara e autoridades locais.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH