Cidades

14 de junho de 2021 16:29

Senai reinicia cursos em parceria com Prefeitura beneficiando jovens e adultos carentes

Nesta nova etapa, 100 pessoas fazem cursos profissionalizantes na Unidade Poço

↑ Foto: Assessoria

Com quatro novas turmas, foram iniciadas, na manhã desta segunda-feira, 14, as aulas dos cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) para jovens e adultos selecionados em programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió.

Nesta nova etapa, serão formados 100 alunos, nos cursos de Assistente Administrativo, Gesseiro, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
As novas turmas foram iniciadas numa solenidade festiva, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, do diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, do prefeito João Henrique Caldas (JHC), acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, entre outros convidados.

Os cursos ofertados a pessoas em situação de vulnerabilidade social é resultado de parceria entre o Senai e a Prefeitura de Maceió, por meio da Semas. O convênio foi formalizado em outubro de 2019, já tendo capacitado 350 pessoas, o equivalente a 45% de seu valor global. No mês de julho, começam a ser qualificadas mais 100 pessoas nos cursos de Padeiro, Confeiteiro, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica e Costureiro.

“É mais uma contribuição da Indústria à qualificação da mão de obra, e uma oportunidade de pessoas se inserirem no mercado de trabalho já capacitadas”, disse o presidente da Fiea, José Carlos Lyra. Ele destacou as vantagens do curso do Senai, que garante aulas práticas, equipamento de proteção individual e certificação nacionalmente reconhecida. Os alunos são beneficiados ainda com transporte e alimentação.

Na visita, o prefeito JHC conheceu a estrutura do Senai Poço, destacando a oportunidade oferecida pelo município. “Os beneficiados pelo convênio estão tendo a oportunidade de sair de uma situação de vulnerabilidade. Estão diante de uma janela para o mundo”, disse ele.

Com a formação dessas novas turmas, o convênio Senai/Semas chega a 70% de seu valor global. São beneficiadas pessoas cadastradas nos programas Bolsa Família, CadÚnico e aquelas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH