Cidades

12 de junho de 2021 16:23

Nordeste ocupa segundo lugar em pesquisa de aprovação no Exame de Ordem

Entre as regiões, a maior taxa de aprovação é do Sudeste, com 61,4%, ocupando a marca de 44% de aprovação no Brasil

↑ Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou a porcentagem de inscritos em cada área do Direito nas edições do Exame de Ordem Unificado. Além disso, a pesquisa também revela o número de inscritos e aprovados por região, com o Nordeste ocupando o segundo lugar, taxa de aprovação por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e a evolução da preferência dos inscritos em cada área da segunda fase do Exame.

Segundo os dados, a área com mais inscritos é o Direito Penal, com 31,7% nas últimas três edições e 30,1% nas 28 edições. Em segundo lugar, está o Direito do Trabalho, com 25,6% nas três últimas edições e 26,6% no total. Em seguida, o Direito Civil (11,6% / 15,1); Direito Constitucional (13,9% / 7,7%); Direito Tributário (9,4% / 11%); Direito Administrativo (5,3% / 8,4%); Direito Empresarial (1,0% / 2,8%).

Entre as regiões, a maior taxa de aprovação é do Sudeste, com 61,4%, ocupando a marca de 44% de aprovação no Brasil. Em segundo lugar está o Nordeste, com 62,8% de aprovação, representando 21% de aprovados no país. Em seguida está o Sul (64,5% / 17%); Centro-Oeste (56,9% / 12%) e Norte (56,2% / 6%).

Conforme com os números de participação e desempenho, entre o VIII e o XXIX, foram inscritos 94% de examinados provenientes de IES Privadas, com 87% aprovados. Já provenientes de IES Públicas, são 6% e inscritos, sendo 13% aprovados.

A presidente da Comissão de Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Taciana Omena, avalia que o Exame de Ordem não é destinada a identificação dos mais capacitados, mas sim dos minimamente preparados. Não há limite de vagas para aprovação. Portanto, não deixe que o medo supere seu talento. Precisamos do entusiasmo e da competência dos jovens, para que some com a competência dos profissionais. O Nordeste vem tendo um desempenho bastante expressivo, está no segundo lugar, sendo superado apenas pelo Sul do país, um resultado bastante expressivo e importante para nossa região”, afirmou.

O XXXII Exame de Ordem Unificado acontecerá neste domingo (13), em todo o Brasil.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH