Cidades

Ufal e Sociedade denuncia a exploração sexual de crianças e adolescentes

Programa entrevista a professora Iara Marcia sobre o dia 18 de maio, dia nacional de combate a esse grave abuso contra a infância

Por Ascom Ufal 17/05/2021 17h59
Ufal e Sociedade denuncia a exploração sexual de crianças e adolescentes
Reprodução - Foto: Assessoria

O Programa Ufal e Sociedade desta segunda-feira (17) começa às 11h, na Rádio Ufal, e apresenta uma entrevista com a professora Márcia Iara Costa da Silva, da Faculdade de Serviço Social (FSSO), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela é líder do grupo de pesquisa Redes, Questões Geracionais e Políticas Públicas e coordena o grupo temático Criança e Adolescente.

A professora fala sobre a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta é destacar a necessidade de fazer a denúncia de um crime que, muitas vezes, acontece silenciosamente, nas casas e nas ruas. “Para que esse drama venha a tona, é importante conscientizar a sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra meninos e meninas”, destacou a professora Márcia Iara.

A situação se agravou durante a pandemia, quando as crianças passam mais tempo com seus abusadores, muitas vezes dentro das próprias casas, sem chance de denunciar. “É preciso quebrar o silêncio. Essas crianças precisam encontrar apoio para contar quando se sentem violadas. Temos que prevenir que esse crime não aconteça, porque depois do abuso, as sequelas físicas e psicológicas muitas vezes são irreparáveis”, ressaltou Márcia.

Escute e compartilhe essa entrevista e, diante de qualquer circunstância suspeita, disque 100. Se você perder esse primeiro horário do programa, não se preocupe, tem reprise às 17h e às 23h, todos os dias, nos três horários.

Para saber mais, basta acessar a Rádio Ufal para conferir tudo isso e muito mais a partir desta segunda-feira (17), às 11h. Fique ligado porque o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Ou ouça, quando quiser, o podcast do programa Ufal e Sociedade, no site da Rádio Ufal.