Cidades

Chuva forte invade casas e causa prejuízos a moradores de Fernão Velho

Defesa Civil emitiu mensagens de texto para moradores de bairros onde há riscos de alagamento e divulgou lista de localidades onde pode haver deslizamentos

Por Tribuna Hoje 15/04/2021 10h15
Chuva forte invade casas e causa prejuízos a moradores de Fernão Velho
Reprodução - Foto: Assessoria
A forte chuva que atinge Maceió já provocou estragos na cidade, são muitos os pontos de alagamentos, queda de árvores, e prejuízos a moradores que tiveram suas casas invadidas pela água. No bairro de Fernão Velho, ruas e casas foram invadidas pela água e moradores se encontram também sem energia elétrica. Pelo menos sete pontos foram interditados no local, um deles é a Ladeira de Fernão Velho. Na Lagoa Mundaú muita vegetação flutuando devido as chuvas. Mesmo com a ladeira interdita algumas pessoas estão furando o bloqueio por conta e risco, o que no momento deve ser evitado, conforme a Defesa Civil de Maceió, que esteve no local e fez algumas contenções com pedras e asfalto. Uma via dentro de Fernão Velho que estava fechada há cerca de 15 anos está sendo vistoriada pelo órgãos competentes para servir de acesso ao bairro. De acordo com o presidente da Associação, Ewerton Matos, a comunidade já começou a limpeza, com podas de árvores e iluminação. "A Defesa Civil fez uma vistoria e estamos aguardando a aprovação, porque estamos ilhados, tivemos a autorização do proprietário da Fábrica Carmen para poder liberar o acesso da pista, porque a via, ladeira da pedra, faz parte da fábrica", disse. [caption id="attachment_441037" align="aligncenter" width="1200"] Segunda árvore que cai na Ladeira de Fernão Velho[/caption] A Defesa Civil de Maceió informou que entrou novamente em estado operacional de observação por causa da chuva, que significa que o órgão opera na bandeira amarela de atenção e houve reforço no monitoramento através dos equipamentos disponíveis, além das rondas feitas por equipes nas ruas da cidade. [caption id="attachment_441035" align="aligncenter" width="1040"] Avenida Dr. Alberto em Fernão Velho[/caption]

A coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Joanna Borba, disse que os alertas preocupam pela chuva acumulada dos últimos dias.

“A previsão é de chuva moderada, mas preocupa devido ao acumulado dos últimos dias. Os avisos são para esta quinta-feira e podem se estender até a próxima sexta-feira”, advertiu.

A Defesa Civil divulgou também uma lista com os bairros da capital onde há maior risco de deslizamentos de barreiras:

Ipioca Benedito Bentes Tabuleiro do Martins Antares Jardim Petrópolis Ouro Preto Santo Amaro Petrópolis Fernão Velho Bebedouro Chã de Bebedouro Feitosa Pitanguinha Jacintinho Mutange Santa Amélia Canaã Mangabeiras São Jorge Jacarecica Barro Duro Serraria Pinheiro

A Defesa Civil recomenda que as famílias que moram em áreas de risco procurem abrigos seguros e, em caso de necessidade, podem ligar para o 199 para comunicar situações de risco ou emergência.

Alerta no celular

A população pode receber os alertas da Defesa Civil através de mensagens SMS no celular. O texto informa sobre os risco do registro de pontos de alagamentos e também de deslizamentos, quando houver.

O cadastro pode ser feito enviando uma mensagem de texto para o número 40199. No campo da mensagem basta escrever o número do CEP da residência onde mora.