Cidades

11 de abril de 2021 10:00

Semarh alerta sobre chuvas nas regiões do Litoral e Zona da Mata em Alagoas

Segundo a Sala de Alerta, há risco elevado de movimentação de massa em áreas de encosta

↑ (Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió)

As condições atmosféricas sobre o leste da região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas que podem gerar acumulados significativos no Litoral (atenção especial à região metropolitana e litoral norte) e Zona da Mata durante este domingo (11) e a segunda-feira (12).

Essas chuvas podem atingir o Agreste e o Baixo São Francisco, com menor intensidade. Nas outras regiões ambientais do estado, não há previsão de chuva significativa. Há risco elevado de movimentação de massa em áreas de encosta.

Chuvas intensas também poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas e transbordamento de pequenos riachos. Até o momento, os principais rios e lagoas do Estado de Alagoas não apresentam risco de transbordamento.

É fundamental o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico respectivamente.

Ressalta-se que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo. A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Fonte: Ascom Semarh/AL

Comentários

MAIS NO TH