Cidades

9 de abril de 2021 08:55

Empresa destaca saneamento como agente benéfico à saúde

↑ Tratamento de água é uma das formas de cuidado com a saúde que mais gera impacto na população (Foto: Assessoria)

Com a pandemia, a necessidade do cuidado constante de higienização ressaltou mais um papel essencial da água: o enfrentamento de doenças. Por isso, a Iguá Saneamento aproveita a passagem do Dia Mundial da Saúde, ocorrido nesta quarta-feira (07), para explicar como a água e o esgoto tratados reforçam o combate às enfermidades.

Ao fornecer água de qualidade e dar o destino correto ao esgoto, o serviço de saneamento básico afasta riscos de desenvolvimentos das doenças de veiculação hídrica, como diarreia e gastroenterite, que ainda afetam grande parte da população mundial.

Estima-se que, anualmente, cerca de 829 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de 5 anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% conta com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Iguá tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

“Em março, revisitamos nosso plano estratégico de sustentabilidade, traçando metas mais ambiciosas para garantir que vamos atingir nosso objetivo, que, na essência, é levar qualidade de vida para os brasileiros por meio de um serviço de saneamento consistente e bem planejado. Falando especificamente da saúde de nossos consumidores, acompanhamos de perto os índices de qualidade da água e esgoto que coletamos e tratamos”, explica GD local.

COMBATE À COVID-19

Além disso, o cenário agravado pela pandemia também exige atitudes imediatas. Por isso, desde o início de 2020, a Iguá vem realizando ações para apoiar o combate à Covid-19 nos 37 municípios em que está presente. A empresa suspendeu a interrupção de fornecimento de água em casos de atraso no pagamento de faturas, realizou a distribuição de 362 mil sabonetes para população em situação em situação de vulnerabilidade social e doou cerca de 20 mil toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos.

Há um ano, a companhia também aderiu ao movimento #NãoDemita, implementou o teletrabalho e adota medidas para garantir a segurança de seus colaboradores que precisam continuar em campo para garantir o fornecimento de água com qualidade aos consumidores da Iguá.

AGRESTE SANEAMENTO

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi eleita a terceira melhor empresa para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

IGUÁ SANEAMENTO

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Fonte: Assesoria

Comentários

MAIS NO TH