Cidades

Empresas de acessórios preparam coleções inspiradas no verão e elementos alagoanos

Ateliês se prepararam com apoio do Sebrae e parceiros através de capacitações, cursos e consultorias

Por Assessoria 01/03/2021 18h19
Empresas de acessórios preparam coleções inspiradas no verão e elementos alagoanos
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o verão, as empresas do mundo da moda e acessórios sempre buscam desenvolver coleções próprias, inovando e atraindo mais clientes. Em Alagoas, duas empresas de acessórios femininos conquistam o público produzindo peças com a cara da estação e elementos da cultura e das paisagens alagoanas, são elas: a Coolture (@cooltureoficial) e a (@perolah.atelie). Ao longo dos últimos anos, essas empresas recebem soluções do Sebrae e parceiros como Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest/AL).

O ateliê Coolture tem uma história de cerca de 12 anos. Há 2 anos, a empresa passou por mudanças estruturais, resultado do amadurecimento e da evolução dos processos. Hoje, o negócio é online com serviço delivery em Maceió e envio via Correios para todo o Brasil. Além disso, a marca também oferta o serviço de self-storie, no qual a cliente pode conhecer e provar as peças na comodidade de casa.

A Coolture produz acessórios femininos com um amplo leque de produtos como brincos, anéis, pulseiras, colares, bolsas, cintos e chapéus. Em uma escala menor, a empresa também trabalha com ‘pocket collections’ infantis e masculinas, além de peças sazonais como adereços de carnaval.

Para o verão, foram produzidas três linhas de produtos. É o que destaca a empresária Cilmery Oliveira, fundadora e designer da Coolture.

“A primeira linha foi a ‘Rainbow’, com peças coloridas e alegres e bem ‘street style’. A segunda foi a família ‘Eterno’, com uma compilação de materiais e formas com destaque para peças românticas e super femininas, carregando o DNA mais marcante do ateliê, e por último a família Costa dos Corais, na qual exaltamos o mimetismo dos elementos marinhos inspirados nas praias paradisíacas do nosso litoral alagoano”, afirma.

Já Perolah, liderada pela empresária Genny Pereira, está há quatro anos no mercado e também produz acessórios femininos feitos à mão e realiza vendas online pelo Instagram e pelo site: https://www.perolahatelie.com.br/, conquistando clientes de todas as partes do Brasil. A Perolah ainda conta com dois pontos de vendas no estado, entre eles um showroom, localizado em Maceió.

Genny Pereira detalha a coleção feita para o verão. “Para o verão 2021, preparamos uma coleção vibrante e cheia de alegria: Summer Soul (Alma de Verão). Combinamos búzios, conchas, muita cor e vários outros elementos do mar que são uma forte tendência da temporada e compõem e enfeitam os looks praianos e urbanos da estação”, ressalta.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, falou sobre suas percepções das coleções desenvolvidas pelas duas empresas.

“A Coolture está com uma coleção bem colorida, bem bonita com produções no foco totalmente no verão. A Perolah também vem com essa pegada, com a utilização de muitos búzios, conchinhas e bolsas de palha. São peças que podem ser utilizadas em qualquer momento e ocasião, mais ainda nesse período de muito sol”, destaca Ana Paula Dantas.

Apoio do Sebrae e parceiros nesse período

As duas empresárias reforçam que o conhecimento adquirido com o apoio do Sebrae e parceiros foram importantes para a preparação das coleções e superação dos desafios durante a pandemia.

“Todo o planejamento e desenvolvimento da coleção desde a escolha do tema à logística de estoque e processo de vendas tiveram como alicerce os aprendizados e as mudanças que implantamos a partir dos cursos e assessorias que recebemos. Tem sido um período bem desafiador. Mas é também tempo de aprendizado e amadurecimento, de nos reinventarmos numa readequação para o que nossas clientes esperam de nós diante disso tudo”, afirma Cilmery Oliveira.

Já Genny reforça que com as ações implantadas através do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) e do Sebrae Adapte foram apresentadas várias ferramentas e alguns modelos de negócios e receitas, que segundo ela, foram formas para que a empresa pudesse vender mais e obter ótimos resultados.

“Desde o início de abril de 2020, a empresa vem sendo acompanhada pelo Sebrae, que tem sido um grande e importante parceiro, e através de suas ações, cursos e consultorias, tem nos ajudado a pensar em soluções para enfrentar esse período de pandemia e a forma da empresa se adaptar às mudanças do mercado”, pontua Genny Pereira.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.