Cidades

25 de fevereiro de 2021 14:46

É falso que Detran vai multar motoristas que dirigem sem a máscara de proteção

Diretor-presidente do órgão explica que a mensagem que circula nas redes sociais não procede

↑ Não compartilhe. Informação é falsa (Imagem: Ascom Detran)

Circula nas redes sociais uma mensagem informando que o Detran e a Polícia Militar, sem citar qual estado da federação, estariam aptos a multar os condutores de carro e moto que dirigissem sem o uso de máscara de proteção. A informação é falsa.

Segundo a mensagem, os órgãos estariam orientados a multar em R$128,00 esses casos a partir da última segunda-feira (23). “Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como: dirigir sem uso de itens de segurança 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”, diz um trecho da mensagem.

O diretor-presidente do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, explicou o porquê da mensagem ser falsa. “Isso é fake, o Detran não determinou isso. O uso de máscara é recomendado e está previsto em alguns decretos estaduais, municipais e inclusive em lei federal, mas não é uma infração de trânsito. Não cabe a nenhum Detran ou órgão de trânsito aplicar multas pela falta do uso da máscara”, disse.

A mesma mensagem já tinha viralizado em abril do ano passado, no auge da pandemia e das medidas de isolamento social. O Detran reforça que a população deve ficar atenta aos canais oficiais, como o site (www.detran.al.gov.br) e as redes sociais do órgão, para não cair em golpes ou ser vítima de informações falsas. Ainda assim, o uso de máscara e de outras medidas de prevenção recomendadas pelas instituições sanitárias são de suma importância para o combate à Covid-19.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH