Cidades

Está aberta a temporada de concursos em 2021

Em Alagoas, Governo do Estado autorizou a realização de cinco certames em 2021; há também outros em nível nacional

Por Texto: Ana Paula Omena com Tribuna Independente 30/01/2021 10h14
Está aberta a temporada de concursos em 2021
Reprodução - Foto: Assessoria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou edital para 1,5 mil vagas em todo país. Esse é um dos concursos mais aguardados para os candidatos que querem ingressar na carreira pública. Mas Alagoas também traz um leque de certames para a Polícia Militar (PM/AL), Polícia Civil (PC/AL), Corpo de Bombeiros, Educação e Procuradoria Geral do Estado (PGE). No total, serão ofertadas 4.745 vagas. A previsão é que os editais sejam lançados entre abril e junho de 2021.

A temporada sugestiva de concursos abre os olhos de quem busca uma tranquilidade com a estabilidade dentro do serviço público. O concurseiro Eduardo Cavalcante, professor de informática, atualmente estuda o maior tempo possível, segue um cronograma de estudos do curso online (Ronaldo Bandeira).

Ele contou que começou a estudar no final de 2017 para PM/AL, mas não obtive êxito. “No mesmo ano fiz o concurso para PM/MA e fui classificado, mas quero aqui no estado de Alagoas. Atualmente meu foco é na carreira policial e, este ano, está chovendo edital voltado para essa área”, comemorou.

Eduardo explicou que segue um cronograma de estudo que mescla as disciplinas, a quantidade de horas e que depende dos imprevistos do dia, mas normalmente consegue estudar 3h no período da tarde e ainda assiste ao vivo 3h de aulas no período da noite.

“Hoje só consigo ‘visar’ a PRF. Já estudei o edital antigo, mas como saiu o novo edital recentemente, estou adaptando meus estudos ao que foi incluído no novo edital. Sentir-se preparado é uma pergunta complexa, porém diria que estou mais confiante e com mais bagagem que na última prova da PRF. Pretendo fazer PM/AL, PC/AL, Polícia Penal e PRF”, detalhou o candidato.

Ele que não é servidor público, acredita que além da estabilidade financeira, hoje passar num concurso é uma realização de vida. “Depois de tanto tempo, a vontade só aumentou e cada vez quero mais, principalmente pele estabilidade que não tinha na empresa privada que trabalhava”, concluiu.

João Cleber é outro candidato que também já se prepara há seis meses para o concurso da Polícia Federal (PF). Ele diz que ainda não se sente preparado para a prova que acontecerá no dia 21 de março deste ano, mas usa a estratégia de estudar por matéria que mais cai no concurso, como por exemplo, informática e português, dentre outras.

Em média João estuda cinco horas por dia, de segunda-feira a sábado, tentando intercalar com o horário de trabalho e a academia. Além da parte teórica precisou também entrar numa academia já que o concurso também exige teste físico.

Para João, estudar este tempo diariamente se aprende mais, porque segundo estudos científicos, ‘quem extrapola’ mais de cinco horas de estudo, não tem eficiência no aprendizado, não consegue concentração e só se estressa.

Indagado sobre a preferência em estudar de forma presencial ou por meios remotos, João Kleber é enfático ao afirmar que escolheu estudar em sua residência por já ter uma bagagem em concurso e material didático necessário para estudos, além de videoaula disponibilizado na internet.

João diz ainda que a principal dificuldade é o planejamento dos estudos, de acordo com o edital e a banca examinadora, para assim seguir à risca o passo a passo focando nas matérias de maior peso na pontuação do concurso.

Número de candidatos em cursinhos na capital volta a crescer na pandemia

O ano de 2020 pegou a todos de surpresa com a pandemia da Covid-19, que perdura até hoje. A doença impactou negativamente a maioria das empresas, porém o Impacto Curso em Maceió foi uma exceção. De acordo com Yuri Beltrão, diretor do Impacto Cursos, apesar de ter parado as aulas e mudar para a forma remota, o número de desistências foi considerável.

“Com a volta das aulas presenciais, desde novembro, e o anúncio de oito concursos para o ano de 2021, o número de impactantes (como chamamos carinhosamente nossos alunos) voltou a crescer. Nossas aulas são 100% presenciais, obviamente obedecendo com rigor todas as normas necessárias. Nossas salas estão dentro das diretrizes exigidas pelo governo. Estamos trabalhando com 40% da capacidade das salas”, ressalta.

Yuri Beltrão orienta os concurseiros veteranos a não focar mais em aprender teoria, fazer o maior número de exercícios possíveis e responder a maior quantidade de provas que a banca organizadora do concurso já fez.

Diz ainda que para quem está começando agora e quem ainda não começou, a dica é praticamente a mesma. Correr que ainda dá tempo. “Procure professores que a dinâmica seja condizente com o seu tipo de estudo, faça resumos e aplique técnicas que ajudem a memorizar com maior facilidade, resolva exercícios e se dedique com máximo de tempo para conseguir”, destaca.

AULA EXPERIMENTAL

“Para qualquer um dos três casos, sugiro que venham assistir uma aula experimental com nossa equipe e ver com os próprios olhos se nossos professores e dinâmica serão importantes para ajudar vocês a passar nas provas”, frisa Yuri Beltrão.

Ele comenta também que não existe um tempo exato de estudo, cada pessoa terá o seu tempo, mas é importante reconhecer e melhorar todas as possíveis falhas que possa ter durante o estudo. “Algumas pessoas precisam de 2h por dia, outras de 8h, isso varia muito. Para ser sincero, acho válido, no caso de concurseiros veteranos, estudar para várias carreiras distintas. Porém, para aqueles que terão de fazer a prova para o concurso desejado ainda este ano, creio que vale mais a pena estudar com especificidade. Dificilmente um concurso terá as mesmas matérias exigidas ou, quando tem, não trabalha com elas da mesma forma. Indicamos estudar as matérias comuns na maioria dos concursos, por exemplo: língua portuguesa, matemática e informática”, completou o diretor de cursinho.

Em Maceió, Mônica Camerino é um dos nomes mais conceituados na área através do MC Cursos. Já são 324 primeiros colocados na lista do cursinho. Ela conta que as turmas estão a todo vapor, inclusive aos sábados. “Somos o único cursinho com turmas no período da tarde”, afirma.

Mônica menciona ainda que com várias turmas formadas para diversos concursos em Alagoas - e também para outros estados – os candidatos também podem optar pelas disciplinas isoladas: de português, raciocínio lógico, matemática e informática.

Psicopedagoga dá dicas de como se preparar

A psicóloga Vanessa Ferreira destacou que o primeiro passo para a temporada de estudo para concursos é ter uma organização e planejamento de estudo. Segundo a profissional, isso fará com o estudante tenha um “norte” a seguir e consequentemente não acabe acumulando material de estudo, o que por vezes percebe a quantidade de conteúdo a ser estudado e acreditar que não dará tempo, podendo a vir desencadear uma ansiedade mais intensa e presente.

[caption id="attachment_424318" align="aligncenter" width="625"] Psicóloga Vanessa Ferreira: “é preciso montar um cronograma adequado de estudos para não acumular conteúdo” (Foto: Arquivo pessoal)[/caption]

“Antes do dia da prova, é importante descansar e ter uma boa noite de sono. O sono, aliás, é algo que o candidato deve se atentar, visto que tem grande influência no processo de aprendizagem. É durante nosso sono que retemos as informações aprendidas no dia. Estudar de última hora ou um dia antes da prova nem sempre irá surtir resultados”, avalia a especialista.

Ainda segundo a psicóloga Vanessa Ferreira é importante também equilibrar a rotina, tendo o tempo de estudo, mas também momentos de lazer e de relaxamento, e incluir alguma atividade física. Esses pontos também irão contribuir para um “controle” da ansiedade.

Técnicas de respiração também são aliadas no momento de lidar com uma crise de ansiedade. A mais conhecida é a técnica de respiração diafragmática.