Cidades

20 de janeiro de 2021 08:22

“Vacinação é um grande alento para alagoanos’

Universidade Federal de Alagoas e infectologistas analisam o quanto a imunização tem importância no atual cenário

↑ Doses da vacina já estão nos hospitais e o imunizante é apontando como único caminho para a normalidade (Foto: Edilson Omena)

O início da vacinação em Alagoas passa por análise do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 e a Sociedade Alagoana de Infectologia.

À Tribuna, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gabriel Badue, que coordena o projeto de extensão responsável pelas análises do Observatório, pontuou que no momento que se vivencia no Brasil, e em particular em Alagoas, um novo aumento na transmissão do novo coronavírus refletida no aumento de casos, internações e óbitos por Covid-19, o início da campanha de vacinação é um grande alento nesta batalha.

“Entendemos que a vacina é o único caminho para que possamos conquistar o tão desejado retorno à “normalidade”, estágio que só será atingido com segurança a partir da imunidade coletiva, fruto da vacinação de grande parte da população. Neste sentido, ressaltamos que até lá devemos continuar adotando as medidas de controle amplamente divulgadas pelas autoridades sanitárias ao longo dos últimos meses, entre as quais a higienização das mãos, o uso da máscara e o distanciamento social. Desta forma, esperamos que em alguns meses possamos retornar à “normalidade” preservando a vida de todo o povo alagoano”.

A infectologista Luciana Pacheco, membro da Sociedade Alagoana de Infectologia, destacou também o momento crítico da pandemia da Covid-19 no Brasil e que a chegada da vacina é vista com emoção e alegria.

“O início da vacinação traz esperança e grande expectativa de que possamos controlar a pandemia no país, evitar a Covid nas suas formas mais graves, reduzindo internamentos e óbitos. Muito ainda vai ser necessário para vacinar a população toda, mas demos o primeiro passo”, analisou a infectologista Luciana Pacheco.

De acordo com o governo estadual, a vacinação em Alagoas teve início na terça-feira, no entanto ainda se faz necessário que a população continuar se precavendo, usando máscaras, evitando aglomerações e sempre se higienizando.

“A gente ainda precisa que o cidadão siga colaborando. O somatório desses esforços, aliado ao trabalho do Governo do Estado e dos 102 municípios alagoanos, será fundamental para mantermos o êxito que temos tido até aqui, como também conseguir enfrentar essa pandemia com os melhores resultados possíveis. Isso significa salvar vidas”, disse o governador Renan Filho.

O governador destaca, ainda, que o atual momento requer mais cautela. Renan Filho lembra que as pessoas se protegendo evitam que a Covid-19 faça novas vítimas.

 

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

Comentários

MAIS NO TH