Cidades

3 de dezembro de 2020 21:50

Mesmo reduzida, iluminação de Natal na orla de Maceió atrai grande número de pessoas

Iluminação na orla da capital tem atraído pessoas de todas as idades

↑ No totem 'Eu Amo Maceió', tem sido observadas aglomerações - Foto: Edilson Omena

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a orla de Maceió, à noite, está repleta de pessoas que estão sendo atraídas não apenas pelo prazer de caminhar no calçadão, mas também para admirar a iluminação natalina instalada pela Prefeitura da cidade. Na orla, a decoração pode ser observada nos bairros Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Jaraguá e Cruz das Almas. Porém, mesmo com os constantes alertas dos órgãos de saúde do mundo inteiro, a iluminação na orla da capital tem provocado aglomerações em alguns pontos, e o pior: muitas pessoas são vistas sem usar a máscara de proteção facial.

O casal Tiago Roberto e Marcela Bonaparte estavam caminhando pela orla da Ponta Verde na noite desta quinta-feira (3) e confessaram que, mesmo com a redução da iluminação natalina no local, tudo “está muito bonito”. “Temos essa questão da pandemia neste ano, mas a Prefeitura caprichou mesmo assim. Ano passado estava um pouco melhor”, afirmou Tiago Roberto, de 24 anos, à reportagem da Tribuna.

Por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a iluminação natalina em toda a cidade de Maceió teve a ornamentação reduzida em 40%, em relação ao ano de 2019. A medida foi tomada para que o plano de distanciamento social e os protocolos de segurança contra a doença sejam cumpridos.

Na orla da capital não foi diferente. Quem observou a iluminação natalina do ano passado percebeu que, neste ano, não há tanta ornamentação. Mas isso não foi um empecilho para a população, principalmente para pais e mães, que estão levando as crianças e aproveitando para tirar fotos. Graciele Conceição é uma dessas mães e falou à reportagem que a criançada está gostando bastante das luzes natalinas. “Está tudo lindo. Apesar da redução, tem muita coisa diferente. As meninas estão adorando”, disse Graciele.

Aglomeração

No totem “Eu Amo Maceió”, na orla da praia de Ponta Verde, uma vasta iluminação dourada, simulando uma grande vegetação iluminada, foi instalada, o que dar ao local uma beleza especial, atraindo uma grande quantidade de pessoas que fazem filas para tirar fotos. A aglomeração no local surpreende, já que não foi observado o tão recomendado distanciamento social no local. Além disso, muitas pessoas sem máscara também estavam nas proximidades.

Números

A colocação da iluminação natalina em Maceió foi realizada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). Na orla da capital, foram instalados 260 ornamentos de poste, pisca-pisca em 500 coqueiros, 900 projetores RGB em coqueiros, 12 bolas iluminadas fixadas no chão e uma grande iluminação dourada no totem Eu Amo Maceió.

Segundo a Prefeitura, além da orla, o Mirante do Jacintinho, o Calçadão do Comércio, a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a Praça da Faculdade e o Corredor Vera Arruda também receberam a iluminação natalina.

Fonte: Texto: Rívison Batista

Comentários

MAIS NO TH