Cidades

27 de outubro de 2020 08:27

Ex-alunos do Bom Conselho se despedem do prédio histórico

Edifício do antigo orfanato e convento foi fechado em definitivo após 143 anos

↑ Prédio da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho será entregue à Braskem após acordo de desocupação (Foto: Edilson Omena)

Ex-alunos da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho se despediram do prédio histórico fundado há 143 anos. O último adeus ocorreu no sábado (24) antes que fosse fechado em definitivo. O prédio é uma das edificações que compõem o patrimônio arquitetônico do bairro de Bebedouro e vem sofrendo a ação das rachaduras e afundamento de solo.

Segundo informações de ex-alunos, o prédio do antigo orfanato e convento será entregue à Braskem após acordo de desocupação. Não há informações sobre valores tampouco a diretoria da instituição foi localizada para comentar o assunto.

A ex-aluna Mônica Costa detalha que a iniciativa de realizar a despedida da edificação partiu dos próprios ex-alunos.

“Ficamos sabendo de maneira informal que o prédio seria entregue à Braskem e então alguns foram chamando outros e resolvemos fazer essa despedida. Nós fomos no último sábado, porque ali é um local muito importante, representa parte da vidas de muitos. Eu mesma, morei em frente durante toda minha infância, minha irmãs estudaram lá, eu estudei do pré-primário até a 8° série, são muitos momentos compartilhados, muitas lembranças”.

Todos os anos a Sociedade costumava reunir os ex-alunos e realizar uma caminhadas pelas ruas do bairro histórico para marcar o aniversário da instituição, no entanto as comemorações foram suspensas por conta da pandemia.

Com o fechamento do prédio, uma nova homenagem está prevista para ocorrer no próximo dia 7 de novembro. Os ex-alunos também irão organizar, desta vez o ato será realizado na frente do prédio com a reprodução do hino da instituição, discursos de ex-alunos e fogos de artifício para marcar mais uma despedida.

INTERDIÇÃO

Desde o ano passado o prédio anexo onde funcionava a Escola Estadual foi realocado devido ao agravamento das rachaduras. No casarão histórico, o funcionamento estava limitado apenas a serviços administrativos.

O sentimento agora é de tristeza, segundo Mônica. “São memórias, falo pelos ex-alunos que passaram em diferentes momentos do colégio e é um sentimento muito grande de perda, de muita tristeza porque é uma história que está ficando para trás”, comenta.

O Complexo Arquitetônico Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho tem tombamento estadual desde 1999.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH