Cidades

Exposição de aquarelas revela emoções de artista em enfrentamento do câncer de mama

Por Elas é o nome da mostra autoral de Margíria Mercia, com renda revertida ao Grupo Renascer

Por Assessoria 24/10/2020 09h43
Exposição de aquarelas revela emoções de artista em enfrentamento do câncer de mama
Reprodução - Foto: Assessoria

Na dor, nasceu uma flor. Mais que uma, na verdade. São cerca de 300 aquarelas floridas, nascidas do turbilhão de emoções da arquiteta alagoana Margíria Mércia, após o diagnóstico do câncer de mama, em agosto deste ano.

Uma pequena parte deste trabalho autoral estará à mostra a partir do próximo dia 27, na exposição “Por Elas”, no Parque Shopping Maceió.

No acervo, 16 peças produzidas pela artista estarão à venda ao público e o lucro obtido será revertido para o Grupo Renascer - Em Combate ao Câncer de Mama.

As centenas de pinturas foram produzidas no pequeno intervalo de pouco menos de dois meses, entre a notícia do tumor e a cirurgia de retirada, bem sucedida.

Margíria conta que sempre cuidou da saúde e a descoberta veio no exame médico de rotina. O câncer de mama já rondou no passado sua mãe e a hereditariedade da doença era um alerta. Mesmo assim, receber o resultado positivo foi um choque. E a arte, seu escape.

“Em primeiro momento, eu perdi o chão. Tive medo, angústia, insônia, falta de apetite. O cansaço gerado com isso criou uma enorme ansiedade. Aí eu lembrei de uns materiais de aquarela que tinha em casa e essa pintura me tirava deste turbilhão. Fazia eu me desconectar da doença e criar. Quando vi, tinha mais de 300 pinturas”, relata a arquiteta.

A ideia da exposição surgiu da filha mais velha de Margíria, Giulia França, também arquiteta e artista. Mãe de mais dois rapazes, Caio e Hugo, ela também recebeu o apoio o marido Celso e da amiga Aniete Rocha, que ajudou a produzir a mostra solidária.

O resultado pode ser visto até o dia 10 de novembro, no hall da praça de alimentação do shopping. As imagens de todas as aquarelas pintadas por Margíria também podem ser vistas e adquiridas no Instagram @aquarelasporelas.

“Poder colocar esta produção para contribuir uma causa tão importante me ajuda a seguir em frente, sabendo que a minha experiência pode ajudar outras mulheres que estão passando ou já passaram pelo o mesmo que eu”, comenta Margíria, com alegria

SERVIÇO

O que: Exposição solidária Por Elas Quem: Aquarelas de Margíria Mércia

Quando: De 27 de outubro a 10 de novembro Onde: Parque Shopping Maceió, Piso L3, Cruz das Almas A venda das peças será revertida para o Grupo Renascer