Cidades

14 de outubro de 2020 08:17

Santa Mônica realiza ações voltadas ao ‘Outubro Azul e Rosa’

Profissionais da saúde falam sobre a importância de debater as perdas gestacionais e neonatais

↑ Esmeralda Ramires, Anna Grace e Leopoldina Correia destacam importância da campanha criada pela Santa Mônica (Foto: Arthur Melo)

O dia 15 de outubro é o Dia Internacional da Sensibilização e da Perda Gestacional e Neonatal. Tema que causam inquietação aos profissionais de saúde por saberem que essas perdas causam grande sofrimento às famílias, gerando uma dor silenciosa e solitária, que precisam ser acolhidas com empatia, gentileza, cuidado e amor. E como os profissionais da saúde na maioria das vezes são os primeiros a terem contato com essas famílias, precisam estar preparados.

Durante todo o mês de outubro haverá na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) uma série de ações para tratar do tema, entre elas um Ciclo de Palestras que culminará com uma Roda de Conversa, no próximo dia 22. Ao TH Entrevista, Anna Grace (Fisioterapia), Esmeralda Ramires (Psicologia) e Leopoldina Correia (Assessoria de Humanização da Maternidade) falaram sobre a importância da campanha.

“Em grande parte dessas perdas, os profissionais de saúde são os primeiros a estar com a família. Assim, é importante que a equipe esteja preparada para oferecer uma assistência adequada diante dos abortamentos, natimortos e das perdas neonatais. É uma ação multidisciplinar que todos os profissionais precisam estar aptos e ter o maior cuidado para falar com essas famílias’’, comenta as profissionais.

Anna Grace, Leopoldina Correia e Esmeralda Ramires esclarecem que a preparação dos profissionais para lidar para conversar com essas famílias é imprescindível e que apontam que quem passou por essas perdas devem procurar os profissionais. “Vocês não estão sozinhos’’.

As palestras iniciaram no último dia (8), totalmente online e gratuitas e são voltadas aos profissionais de saúde. No dia 8, aconteceu a palestra on-line: Acolhimento às Famílias nas Perdas Gestacionais e nos Óbitos Fetais com Anna Grace Barreto Marinho Gomes – Fisioterapeuta. Neste dia (15), acontece a palestra on-line: Acolhimento às Famílias com Perdas Neonatais, das 10h às 12h com a palestrante Anna Grace Barreto Marinho Gomes – Fisioterapeuta e encerrando o ciclo de palestras no próximo dia (22), tem a roda de conversa on-line: Perdas Gestacionais e Neonatais numa perspectiva multiprofissional: vamos falar sobre isso? Das 15h às 17h com a participação de uma equipe multiprofissional e a mediadora Leopoldina da Graça Correia

CAMPANHA

A ideia da Campanha Outubro Azul e Rosa na MESM é fruto da inquietação de servidores da instituição em prol de uma atenção humanizada às famílias envolvidas nesse drama. A Assessora de Humanização Leopoldina da Graça, juntamente com a Psicóloga Esmeralda Ramires (UTI Neonatal/Canguru) e a Fisioterapeuta Anna Grace, da UTI Neonatal, vinham discutindo a temática, que foi apresentada no Curso de Acolhimento Online, promovido no mês de agosto pela Assessoria de Humanização da MESM. Recentemente, a assistente de administração Rochellane Inglyds de Castro Viana uniu forças em prol da campanha que tem o apoio também de Danna Lynn e Lincoln Melo do CGP. Os profissionais de saúde da Santa Mônica ou de outras unidades de saúde que quiserem participar do evento ainda podem fazer a inscrição pelo https://doity.com.br/outubrorosazul totalmente gratuito.

Assista a íntegra da entrevista:

 

 

Comentários

MAIS NO TH