Cidades

27 de setembro de 2020 11:49

Reportagem do jornal Tribuna Independente é referência em atividade de escola estadual

'Maceioenses esgotam estoques de máscaras e álcool em gel em drogarias' foi utilizada

↑ Professora Fabiana Lemos consultou reportagem da Tribuna Independente antes de formular a questão de Matemática

Uma reportagem do jornal Tribuna Independente foi tema de uma atividade de Matemática aplicada para os alunos do ensino fundamental da escola estadual Manuel Araújo Dória, localizada no bairro Antares, em Maceió. A matéria de autoria do repórter Lucas França intitulada “Maceioenses esgotam estoques de máscaras e álcool em gel em drogarias” serviu de referência para a professora de Ciências e Matemática, Fabiana Lemos aplicar uma das questões matemáticas para seus alunos.

INTERDISCIPLINAR

O foco da reportagem, do final de semana entre 29 de fevereiro e 1 de março deste ano, é a ameaça da escassez  dos produtos, assim que foram anunciados os primeiros casos de coronavírus em Alagoas, mas serviu para que professora buscasse agregar, de forma interdisciplinar, a pandemia às questões da Aritmética. “O objetivo da questão com base na reportagem foi apresentar aos alunos a variação de preços do álcool em gel que vem se alternando desde o início da pandemia e a manchete do jornal Tribuna Independente surgiu a partir de uma pesquisa feita na Internet e que percebi que se associava à aplicação da pergunta para os alunos durante a atividade escrita”, declarou Fabiana Lemos.

Ela enfatizou que  os valores da questão não são da reportagem do jornal que apenas foi  utilizada para chamar a atenção dos alunos sobre o comportamento dos consumidores em diferentes momentos da pandemia  e a relação com a demanda do produto, no caso álcool em gel.  “Os números inclusos na questão foram inseridos por mim, a partir de uma pesquisa sobre  o valor do álcool em gel em venda na capital, até para facilitar a compreensão dos alunos”, ressaltou. Ela explicou ainda que a reportagem, por ser uma fonte segura e confiável, serviu como um indicador importante para a elaboração  da questão da  atividade de Matemática.

Fabiana Lemos explicou que  esse procedimento de se utilizar reportagens nas aulas do Laboratório de Matemática são recorrentes para melhor atrair a compreensão dos estudantes nesse período de pandemia em que as aulas  são ministradas a distância.

REAENP

As atividades compõem o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP) nas unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas, medida adotada pela Secretaria de Estado da Educação e que faz parte das ações preventivas à disseminação do Coronavírus (Covid-19). Por meio do REAENP, cada unidade de ensino constroi seu plano de ação identificando as atividades nas quais serão desenvolvidas, objetivos, metodologias e ferramentas utilizadas, estratégias de acompanhamento e avaliação dos estudantes, professores envolvidos e carga horária destinada para cada atividade. As ações propostas têm caráter interdisciplinar por meio da construção de ambientes virtuais.

Comentários

MAIS NO TH